A Capital disponibiliza 26 Salas de Apoio à Amamentação/Posto de Coleta de Leite Humano
Agosto Dourado: Fortaleza realiza atividades estimulando a doação de leite materno
A Prefeitura de Fortaleza promoveu, ao longo deste mês, atividades em alusão Agosto Dourado, com o objetivo de ressaltar a importância do aleitamento e da doação voluntária de leite materno. Segundo o Ministério da Saúde (MS), apenas 1 ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição.

No decorrer do período, os postos de saúde e maternidades da capital cearense executaram ações para propagar essa prática entre gestantes e puérperas. Foram realizadas palestras, rodas de conversa e ações de educação em saúde.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A assessora técnica da saúde da criança, Nivea Nobrega, destaca a importância do aleitamento materno, alimento que é essencial para a nutrição e o desenvolvimento infantil. “O leite é rico em nutrientes necessários e anticorpos que fortalecem o sistema imunológico, dando ao bebê uma defesa natural, diminuindo riscos de doenças”, explica ela.
Sala de Apoio à Mulher que Amamenta/Posto de Coleta de Leite Humano (SAMA/PCLH)
A Prefeitura de Fortaleza conta com 26 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta / Posto de Coleta de Leite Humano (SAMA/PCLH). Deste total, 21 estão instaladas em postos de saúde e 5 em maternidades municipais.
Os espaços são exclusivos para apoio materno ao ato de amamentar e incentivo a doação de leite. No local, são realizados acolhimento e fornecimento de orientações sobre a ordenha, a melhor forma de amamentar, os benefícios do aleitamento materno e coleta de leite para doação.
Fortaleza foi a primeira capital a implantar essa categoria de apoio às mulheres gestantes, puérperas e lactantes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Benefícios da amamentação
A amamentação infantil auxilia na prevenção de diabetes e colesterol alto na vida adulta. Os benefícios também se estendem para a saúde da mãe, facilitando o processo de recuperação pós-parto e a prevenção doenças.
Agosto Dourado
Agosto é conhecido como o mês do Aleitamento Materno no Brasil. O período busca conscientizar e incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida dos bebês.
Também chamado de Agosto Dourado, a campanha foi instituída por lei e recebe esse nome devido ao padrão ouro de qualidade do leite materno, designado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Leia também | Veja as cidades cearenses que ficarão sem água hoje (26), lista de bairros e se Fortaleza será afetada

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Polícia Civil do Ceará celebra 217 anos com exposição interativa gratuita em Fortaleza

Mãe motorista de app divulga talento da filha cantora enquanto dirige em Fortaleza

Papo de Empresário: evento da CDL Jovem Fortaleza discute reforma tributária
