A Prefeitura de Fortaleza promoveu, ao longo deste mês, atividades em alusão Agosto Dourado, com o objetivo de ressaltar a importância do aleitamento e da doação voluntária de leite materno. Segundo o Ministério da Saúde (MS), apenas 1 ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição.
No decorrer do período, os postos de saúde e maternidades da capital cearense executaram ações para propagar essa prática entre gestantes e puérperas. Foram realizadas palestras, rodas de conversa e ações de educação em saúde.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A assessora técnica da saúde da criança, Nivea Nobrega, destaca a importância do aleitamento materno, alimento que é essencial para a nutrição e o desenvolvimento infantil. “O leite é rico em nutrientes necessários e anticorpos que fortalecem o sistema imunológico, dando ao bebê uma defesa natural, diminuindo riscos de doenças”, explica ela.
Sala de Apoio à Mulher que Amamenta/Posto de Coleta de Leite Humano (SAMA/PCLH)
A Prefeitura de Fortaleza conta com 26 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta / Posto de Coleta de Leite Humano (SAMA/PCLH). Deste total, 21 estão instaladas em postos de saúde e 5 em maternidades municipais.
Os espaços são exclusivos para apoio materno ao ato de amamentar e incentivo a doação de leite. No local, são realizados acolhimento e fornecimento de orientações sobre a ordenha, a melhor forma de amamentar, os benefícios do aleitamento materno e coleta de leite para doação.
Fortaleza foi a primeira capital a implantar essa categoria de apoio às mulheres gestantes, puérperas e lactantes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Benefícios da amamentação
A amamentação infantil auxilia na prevenção de diabetes e colesterol alto na vida adulta. Os benefícios também se estendem para a saúde da mãe, facilitando o processo de recuperação pós-parto e a prevenção doenças.
Agosto Dourado
Agosto é conhecido como o mês do Aleitamento Materno no Brasil. O período busca conscientizar e incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida dos bebês.
Também chamado de Agosto Dourado, a campanha foi instituída por lei e recebe esse nome devido ao padrão ouro de qualidade do leite materno, designado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Leia também | Veja as cidades cearenses que ficarão sem água hoje (26), lista de bairros e se Fortaleza será afetada