A Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) anunciou nesta segunda-feira (26) que realizará obras para remover a fiação elétrica aérea e instalá-la no subsolo na Avenida Desembargador Moreira, em Fortaleza. As intervenções ocorrerão no trecho entre a Praça Portugal e a Avenida Beira Mar, com previsão de início em setembro.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Com orçamento de R$ 715.797,37, o projeto envolverá a internalização de 775 metros de redes elétricas de média e baixa tensão, além da remoção dos postes do lado leste da avenida. Os serviços serão financiados pelo Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), gerido pela Seinfra.
De acordo com o secretário da pasta, Hélio Winston Leitão, o objetivo é aumentar a segurança e melhorar a paisagem urbana da região. “A rede aérea nesse trecho pode representar riscos para pedestres e contribui para a poluição visual da cidade. Com a obra, iremos internalizar toda essa fiação, tornando a área mais segura e visualmente agradável”, afirmou.
Além desse projeto em Fortaleza, a Seinfra pretende expandir a internalização das redes elétricas e de telecomunicações para outras áreas da capital e também para o interior do Ceará, com o intuito de reduzir a poluição visual e proporcionar mais segurança para a população.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Programa de investimentos especiais em energia elétrica
O PIE tem como objetivo fortalecer, ampliar, estender e remanejar redes elétricas em diversas áreas do Ceará, atendendo setores como educação, saúde, urbanização, indústria, turismo, infraestrutura rodoviária, entre outros. O programa é financiado por um convênio que determina que a distribuidora de energia do estado destine 1% do seu faturamento líquido anual para investimentos especiais.
Atualmente, o programa contempla dezenas de obras, somando mais de R$ 200 milhões em investimentos por todo o estado.
Internalização da rede elétrica
A internalização da rede elétrica consiste em substituir a fiação aérea por redes subterrâneas. Essa medida reduz riscos de acidentes, melhora a estética urbana e protege a rede elétrica contra danos provocados por condições climáticas adversas, como ventos fortes e tempestades.
Leia também | Paralisação no abastecimento: 22 bairros de Fortaleza ficarão sem água entre quarta (28) e quinta-feira (29); veja a lista
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<