A quantidade de objetos e documentos recuperados pelos passageiros do Metrofor por meio do setor de Achados e Perdidos no primeiro semestre de 2024 já superou, no momento atual, o total de resgates em todo o ano passado.
Do total de 767 itens e documentos perdidos nos trens e estações, entre janeiro e junho, 196 foram foram resgatados pelos proprietários, o que resulta em um índice de 25%. Percentual superior aos 16% computados no decorrer de 2023, quando 164 objetos e documentos foram resgatados, entre os 1.022 perdidos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Nos últimos anos, o Metrofor intensificou a divulgação do setor de Achados e Perdidos entre seus passageiros. Além disso, desde março o serviço foi ampliado, passando a funcionar de segunda-feira a sábado.
As garrafas de hidratação têm sido itens recorrentes nos registros do Achados e Perdidos, assim como guarda-chuvas, capacetes de moto e documentos.
Segundo Sérgio Wirtzbiki, gestor da área, a devolução dos objetos depende da procura do passageiro, que precisa acionar o Achados e Perdidos – o que pode ser feito por telefone ou presencialmente.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Quando o passageiro nos procura, temos condições de verificar alguns dados para ter certeza que seu objeto está no setor e que aquela pessoa é realmente a proprietária do item”, conta ele.
Após o período de três meses, os itens que não foram resgatados pelos proprietários podem ser doados a uma entidade filantrópica, caso tenham algum valor ou utilidade. Os documentos são encaminhados aos Correios. Já no caso de alimentos perecíveis, estes são descartados em pouco tempo.
Serviço
O setor de Achados e Perdidos do Metrofor funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h, e aos sábados, de 8h às 14h, na estação Chico da Silva. Endereço: Rua Padre Mororó, nº 405, bairro Moura Brasil. O telefone de contato é (85) 3212-1069.
Leia também | Governo do Estado anuncia novas medidas de combate à violência contra mulheres no Ceará