Ícone do site Portal GCMAIS

Rede pública do Ceará conquista cinco medalhas na 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Rede pública do Ceará conquista cinco medalhas na 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Foto: Arquivo pessoal

A rede pública estadual do Ceará se destacou na 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), conquistando cinco medalhas após classificar 18 equipes para a fase final da competição. O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Nesta edição, a ONHB registrou um número recorde de participantes, com 51,2 mil grupos inscritos. A fase final contou com cerca de 1,3 mil estudantes de todo o Brasil, organizados em 340 equipes, compostas por um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou do Ensino Médio de escolas públicas e particulares.

As equipes finalistas realizaram uma prova dissertativa no dia 24, que teve como tema a repatriação do Manto Tupinambá, do século XVI, entregue ao Museu Nacional do Rio de Janeiro após estar no Museu Nacional da Dinamarca. Os estudantes também abordaram questões relacionadas à cultura material. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 25, com a entrega de medalhas de ouro, prata e bronze.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

As equipes cearenses premiadas foram:

– Medalha de Ouro: Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Francisca Castro de Mesquita, de Reriutaba.
– Medalhas de Prata: EEEP Antônia Nedina Onofre de Paiva, de Assaré; Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, de Fortaleza.
– Medalha de Bronze: Colégio da Polícia Militar do Ceará Ministro Jarbas Passarinho, de Sobral.

No total, a ONHB distribuiu 17 medalhas de ouro, 27 de prata e 37 de bronze, além de troféus para as escolas com grupos medalhistas e medalhas de honra ao mérito para os demais participantes.

A ONHB é composta por seis fases online, realizadas entre maio e junho, cada uma com duração de uma semana e envolvendo questões de múltipla escolha e tarefas práticas. A proposta visa incentivar a pesquisa e o aprendizado colaborativo entre os estudantes.

Leia também: Ludmilla se redime após polêmica e canta Hino Nacional no Prêmio Multishow

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile