O X, antigo Twitter saiu do ar em diversos dispositivos no Brasil a partir da meia-noite deste sábado 31, após a ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes para suspender o funcionamento da rede social.
A empresa do bilionário Elon Musk se recusou a cumprir a determinação de indicar um representante legal no País. Clientes de diferentes operadoras, a exemplo de Vivo, Claro, Tim e Oi, apontaram a queda do acesso à rede no início da madrugada.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O site Downdetector registrou por volta de 0h10 um pico de relatos sobre falha na tentativa de entrar na plataforma.
Ao assinar a decisão, Moraes enviou uma notificação à Agência Nacional de Telecomunicações, órgão ao qual cabe dar a ordem às operadoras de internet para retirar o acesso dos usuários ao X.
O prazo para a Anatel efetivar a medida é de 24 horas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
X antigo Twitter sai do ar
Um raciocínio percorre a decisão: o de que o empresário Elon Musk, dono da rede social, teria fechado o escritório da plataforma no Brasil, às vésperas das eleições municipais, para permitir a divulgação de fake news sem correr o risco de responder pelas transgressões. O objetivo, argumenta o ministro, seria favorecer grupos populistas extremistas.
Moraes afirma que o X “pretende, claramente, continuar a incentivar as postagens de discursos extremistas, de ódio e antidemocráticos, e tentar subtraí-los do controle jurisdicional, com real perigo, inclusive, de influenciar negativamente o eleitorado em 2024”.
Leia também | “Bora Viajar?!” mostra os bastidores das gravações
>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<