O governador Elmano de Freitas anunciou na manhã desta segunda-feira (2) a segunda fase do programa VaiVem, com uma ampliação que vai disponibilizar passagens gratuitas no transporte intermunicipal para cidadãos desempregados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O programa, que na primeira fase beneficiou os estudantes de Fortaleza e dos demais municípios da RMF, agora passa a valer também para pessoas cadastradas no Bolsa Família e que perderam o emprego no período de janeiro de 2023 para cá. “Agora essas pessoas têm direito a cinco passagens de ida e volta, para fazer a visita à empresa”, pontuou o governador, em entrevista para a TV Cidade Fortaleza, indicando que os deslocamentos devem auxiliar na busca por um emprego.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A projeção da gestão estadual é de que mais de 47 mil pessoas serão beneficiadas pela ampliação. “[A pessoa] deve ir no Vapt Vupt, na Casa do Cidadão, na unidade do Sine/IDT, e se quiser mais informações vai na página do IDT [Instituto de Desenvolvimento do Trabalho]. Vai fazer o cadastro e, com isso, 10 dias depois no Detran [Departamento Estadual de Trânsito do Ceará] recebe o cartão VaiVem Livre”, explica ainda o governador.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ele conta ainda que o benefício também inclui até uma outra pessoa dentro da família do beneficiado. “Pelos nossos dados, 58% dessas pessoas são mulheres, portanto estamos ajudando muito também nossas mulheres da Região Metropolitana. Quem mora em uma cidade da Região Metropolitana de Fortaleza e que vai ter uma vaga de emprego em outra cidade pode fazer a viagem numa van ou ônibus regular, com ida e volta de graça. Na família que tem Bolsa Família, com pessoa que perdeu o emprego, até duas pessoas da família podem usar o benefício, não só quem perdeu o emprego. Queremos o máximo de pessoas empregadas no Ceará e na Região Metropolitana de Fortaleza”, continua Elmano.
Segundo ele, há ainda a intenção de ampliar o programa para abarcar, na terceira fase, pessoas inscritas no programa Ceará Sem Fome.
Leia também | Preço da gasolina fica mais barato no mês de agosto no Ceará, diz ANP
O lançamento aconteceu na Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (2), com as presenças do secretário do Trabalho em exercício, Renan Ridley; do presidente do IDT, Raimundo Ângelo; do presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), João Gabriel Rocha; e do superintendente do Detran, Michel Matos.
Programa VaiVem
O programa garante duas passagens gratuitas diárias – uma de ida e uma de volta – validas nos transportes intermunicipais da Região Metropolitana de Fortaleza. Na primeira fase, o VaiVem beneficiou o público estudantil de Fortaleza e Região Metropolitana, de instituições públicas e privadas, que estão regularmente matriculados em um município diferente do de moradia e possuem carteira de estudante válida para a macrorregião.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<