Ícone do site Portal GCMAIS

Projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará usa tecnologia para tornar obras literárias acessíveis a todos os públicos

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em colaboração com o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), tem se destacado na promoção da cultura e do conhecimento acessível para toda a população cearense. Desde a criação, o Inesp tem sido um pilar na produção e distribuição de publicações literárias, técnicas e culturais, com mais de 570 obras lançadas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Desde 1999, mais de 570 obras foram publicadas, abrangendo temas legislativos, técnicos e culturais, refletindo a rica diversidade do estado do Ceará.

Além disso, o Inesp tem se adaptado às novas tecnologias para garantir que essas obras sejam acessíveis a todos. Um exemplo disso é a disponibilização de textos em braille e em formato digital, compatível com aplicativos de audiodescrição. Essa inovação permite que pessoas com deficiência visual possam acessar o conteúdo das publicações de forma inclusiva, utilizando leitores de tela em seus computadores e celulares.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

O trabalho de acessibilidade do Inesp é realizado por profissionais como revisores de Braille e testadores de acessibilidade, que garantem a qualidade das obras e a facilidade de uso para pessoas com deficiência visual. “A palavra de hoje é inclusão. Nós precisamos ter produtos, oferecer serviços de inclusão. Não só a inclusão social, mas também a questão das pessoas que têm necessidades especiais”, destacou João Milton Cunha, diretor-executivo do Inesp.

Além da inclusão de deficientes visuais, o Inesp também oferece publicações que tratam de temas como a inclusão de mães atípicas e o desenvolvimento infantil, reforçando seu compromisso com a universalização do conhecimento e a inclusão social.

Alece e Inesp promovem inclusão cultural e acessibilidade com publicações em braille e formato digital

Leia também | Jaguaribe registra um dos piores índices de umidade do país

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile