A Polícia Civil prendeu preventivamente um grupo de 34 pessoas, nesta quinta-feira (5), suspeito de ameaçar eleitores, interferir em campanhas eleitorais e extorquir candidatos no Ceará. Todos já tinham antecedentes criminais por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e integrar organização criminosa.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, nove dos 34 suspeitos já cumprem pena em presídios no Estado. Um dos alvos foi capturado na Bahia, outro em Tocantins e mais um em Rondônia. Os principais alvos do grupo criminoso eram os candidatos à Prefeitura de Caucaia, Naumi Amorim (PSD) e Emília Pessoa (PSDB).
A polícia informou que uma facção estaria exigindo de R$ 50 mil a R$ 100 mil das campanhas dos candidatos para “permitir” que atuassem em algumas regiões de Caucaia. A organização criminosa é suspeita de efetuar disparos próximo a atos de campanha de Naumi Amorim e Emília Pessoa.
Durante uma coletiva de imprensa, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou a colaboração entre as Forças de Segurança estadual e federal para garantir a segurança no Ceará durante as eleições. “No Ceará, os Poderes e as Forças de Segurança estão integrados e trabalhando juntos. Estamos em sintonia para assegurar que o próximo pleito seja justo e livre de ameaças ao Estado Democrático de Direito. Qualquer ameaça à liberdade das campanhas e das eleições será prontamente abordada por nós”, afirmou o secretário.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Polícia prende 34 pessoas no Ceará por ameaças a eleitores e extorsão de candidatos
As ameaças eram feitas por mensagens pelo WhatsApp e presencialmente para pessoas que organizavam os atos políticos, segundo as autoridades policiais.
Durante a operação “Complevit”, equipes da Delegacia Municipal de Ipaumirim e da Delegacia Metropolitana de Caucaia cumpriram um mandado de busca e apreensão em Umari. No local, foram apreendidas duas espingardas, um rifle, aparelhos celulares e um suspeito foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
Na ofensiva, os policiais também cumpriram 71 mandados de busca e apreensão, apreendendo um automóvel Toyota, uma motocicleta e armas de fogo em Caucaia.
Leia também | Ministério Público vai pedir cassação de candidato a vereador que forjou o próprio sequestro no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<