Ícone do site Portal GCMAIS

Sarto se reúne com gestantes em Messejana ao lado de Roberto Cláudio

Sarto se reúne com gestantes em Messejana ao lado de Roberto Cláudio

Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), convidou gestantes para uma roda de conversa no bairro Messejana na manhã desta quinta-feira (5). Durante o encontro, Sarto ouviu os depoimentos das participantes e apresentou as realizações da gestão, com ênfase nos avanços tecnológicos na área da saúde voltados para o cuidado das gestantes.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Sarto destacou a importância do Centro de Inteligência e Monitoramento da Saúde, que permite o acompanhamento em tempo real do status de consultas e exames das pacientes. “A gente adquiriu uma ferramenta muito importante: o Centro de Inteligência da Saúde, que diagnostica e informa, em tempo real, por exemplo, a gestante que não está com o calendário vacinal completo, que não realizou todas as consultas pré-natais, que deixou de fazer uma ultrassonografia em um determinado momento. Tudo isso a gente tem em tempo real, acompanha e pode fazer a busca ativa dessas pacientes, avisando-a que ela precisa tomar a vacina, fazer ultrassom”, explicou o prefeito.

O ex-prefeito Roberto Cláudio, atual presidente municipal do PDT, também participou do evento e avaliou o trabalho realizado na área da saúde materno-infantil. Ele ressaltou a ampliação das unidades de saúde e o papel fundamental da atenção primária.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

“Tem uma evolução muito significativa. O Gonzaguinha do José Walter hoje tem três vezes o tamanho que tinha. Virou a unidade mais importante de assistência ao parto e ao recém-nascido. Agora também com o Gonzaguinha da Messejana completamente novo, certamente aumentando sua produtividade na assistência à gestante e à criança. Então é uma rede em ampliação e em qualificação que está sendo desenvolvida pelo prefeito Sarto”, argumentou.

Durante a roda de conversa, Sarto reafirmou o compromisso de criar o Samu Gestante, uma equipe especial do Samu destinada a atender mulheres grávidas em casos de emergências ginecológicas e obstétricas. Ele também anunciou a ampliação do número de Salas de Apoio à Mulher que Amamenta.

“Para as gestantes, vamos criar o Samu Gestante, que é uma equipe especial do Samu que vai atender as pacientes que estão em trabalho de parto e levá-las até a maternidade, além de aumentar as salas de amamentação nos postos de saúde. Nós já temos mais de duas dezenas, mas a nossa meta é duplicar os equipamentos, para orientar a mãe sobre a importância do aleitamento e ajudá-la a fazer a amamentação no período correto”, assegurou.

Leia também | Ministério Público vai pedir cassação de candidato a vereador que forjou o próprio sequestro no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile