AR SECO

Funceme emite alerta de risco potencial no estado do Ceará devido à baixa umidade

Em períodos de baixa umidade do ar, é crucial adotar cuidados para proteger a saúde

Compartilhe:
6 de setembro de 2024
Portal GCMAIS

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitiu um alerta de risco potencial, abarcando grande parte do estado do Ceará, devido à baixa umidade registrada no ar. A validade do alerta é das 11h desta sexta-feira (6) até as 17h do sábado (7).

Funceme emite alerta de risco potencial no estado do Ceará devido à baixa umidade
Foto: Reprodução

Conforme a Fundação, a área em questão, incluindo toda a região sul do estado e ainda a maior parte do Sertão Central, está sujeita a baixa umidade relativa do ar, com valores entre 15% a 30% no período da tarde. Nesse caso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado à população que evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h. Recomenda-se ainda beber muita água, para manter a hidratação adequada, principalmente no caso de idosos e crianças.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A elaboração do aviso meteorológico foi baseada na análise de dados dos modelos numéricos globais e regionais da Funceme e de outras instituições nacionais e internacionais. Mais detalhes sobre a previsão diária do tempo para o Ceará podem ser acessados no endereço eletrônico da Fundação ou por meio do aplicativo da Funceme, disponível para os sistemas Android e IOS.

Funceme emite alerta de risco potencial no estado do Ceará devido à baixa umidade

Inmet

Além desse, um outro alerta de baixa umidade do ar já havia sido emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), abarcando o Ceará e em outros 15 estados. Na região cearense, as áreas impactadas pelo alerta climático serão o sul, centro-sul e o sertão.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%, os estados com alerta laranja são: Tocantins, Rondônia, Pará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná.

Leia também | Aneel aciona bandeira vermelha patamar 1 e aumento na conta de luz será menor

Sintomas e efeitos da baixa umidade

Em períodos de baixa umidade do ar, especialmente com níveis entre 12% e 20%, é crucial adotar cuidados para proteger a saúde e o bem-estar. A umidade relativa ideal para o organismo humano varia entre 40% e 70%, e níveis abaixo de 30% já são considerados de alerta, podendo causar desconfortos e problemas de saúde. A baixa umidade pode provocar uma série de sintomas, incluindo:

  • Irritação nas mucosas do nariz e garganta
  • Sangramentos nasais
  • Ressecamento da pele e dos olhos
  • Dores de cabeça
  • Agravamento de doenças respiratórias, como asma e rinite alérgica

Com informações da Agência Brasil

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.