O primeiro turno das eleições municipais de 2024 ocorrerá no dia 6 de outubro em todo o Brasil e, para exercer o voto, os eleitores devem se atentar aos documentos aceitos no dia da votação. Para exercer o direito de voto, os eleitores devem apresentar um documento oficial de identificação com foto, sendo a apresentação do título eleitoral não obrigatória no dia do pleito.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O título é uma ferramenta útil, por conter informações sobre a zona e a seção eleitoral onde o eleitor deve votar. Essas informações também podem ser consultadas no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) utilizando o número do título ou o nome do eleitor.
Documentos aceitos no dia da votação:
No dia da votação, é fundamental que o eleitor se apresente na seção eleitoral com um documento oficial que tenha foto e esteja legível para comprovar sua identidade. Os documentos aceitos incluem:
– Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou identidade social (para pessoas trans e travestis);
– Passaporte;
– Certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);
– Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além disso, os eleitores podem utilizar o aplicativo e-Título, que funciona como uma versão digital do título de eleitor, desde que tenha foto e o cadastro das impressões digitais na Justiça Eleitoral.
O TSE alerta que, mesmo aqueles que possuem o título eleitoral em formato físico e desejam apresentá-lo no momento da votação, ainda precisam mostrar um dos documentos listados, uma vez que o título não possui foto para a comprovação de identidade.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<