Portal GCMAIS

Estudo revela os CEOs brasileiros com maior presença no LinkedIn

Imagem: Divulgação

Um estudo realizado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) revelou os CEOs brasileiros com maior presença no LinkedIn, uma plataforma amplamente utilizada para negócios e networking. Gilberto Tomazoni, CEO da JBS, ocupa a primeira posição no ranking, destacando-se entre os diretores-executivos que utilizam a rede social para se comunicar com o público.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O estudo, divulgado há três semanas, analisou a comunicação dos CEOs das grandes empresas brasileiras na plataforma, considerando fatores como frequência de postagens, número de seguidores e engajamento. Os CEOs listados atuam como representantes das empresas, publicando conteúdos relacionados a negócios, premiações, eventos e resultados financeiros.

O Top 10 dos CEOs brasileiros com maior presença no LinkedIn é formado por:

1. Gilberto Tomazoni – JBS
2. Marco Stefanini – Stefanini IT Solutions
3. Gustavo Werneck da Cunha – Gerdau
4. Pablo Di Si – Volkswagen
5. Antonio Filosa – Stellantis
6. Sidney Klajner – Hospital Albert Einstein
7. Stéphane Maquaire – Grupo Carrefour Brasil
8. Jean Jereissati Neto – Ambev
9. Jeane Tsutsui – Fleury Medicina e Saúde
10. Augusto Lins – Stone Pagamentos

Publicidade

Em entrevista ao GCMais, a especialista em LinkedIn, Madalena Medeiros, discutiu os desafios enfrentados pelos CEOs na utilização da plataforma e a importância de uma comunicação eficaz para fortalecer a imagem corporativa e construir relacionamentos com o público.

Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

GCMais: Qual o impacto da presença ativa de CEOs no LinkedIn para as empresas que eles lideram?

Madalena Medeiros: Essa presença ativa dos CEOs no LinkedIn fortalece a marca corporativa, faz com que os clientes percebam essa marca mais transparente e confiável. Essa presença também consegue engajar diretamente os clientes, os investidores, os parceiros.

GCMais: Quais os principais benefícios que os CEOs e suas empresas obtêm com uma atuação ativa no LinkedIn?

Madalena Medeiros: É muito claro, e esse estudo traz isso, que a atuação ativa no LinkedIn gera muitos benefícios com relação à construção da imagem, tanto da empresa quanto do CEO, e benefícios financeiros também. Quando essa empresa melhora a percepção da empresa por investidores, clientes e parceiros, isso traz um ganho, que vai além do ganho de imagem, de reputação.

GCMais: Por que muitos CEOs ainda se mantêm ausentes das redes sociais, apesar dos benefícios?

Madalena Medeiros: Muitos CEOs ainda têm resistência em atuar nas redes sociais. Alguns argumentam a questão do tempo e muitos também com relação ao medo de se expor. Esse estudo sugere que esses riscos são muito baixos no LinkedIn, onde a maioria das interações são muito positivas. Com relação à questão de criar conteúdo, isso pode ser minimizado com uma terceirização, vou chamar assim, dessa atividade.

GCMais: Como os CEOs podem equilibrar sua comunicação no LinkedIn para fortalecer a marca corporativa e a pessoal?

Madalena Medeiros: A gente vai perceber nesse estudo que os CEOs bem-sucedidos no LinkedIn conseguem equilibrar a sua presença compartilhando conteúdos que vão destacar, sim, os valores da empresa, a questão das conquistas, mas também vão construir uma narrativa pessoal muito genuína, muito autêntica.

GCMais: Como o LinkedIn pode se tornar uma ferramenta estratégica para CEOs que ainda estão ausentes da plataforma?

Madalena Medeiros: O LinkedIn oferece um espaço único, uma oportunidade única para o CEO se conectar diretamente com parceiros importantes. Eles conseguem reforçar a cultura organizacional, criar um espaço para discussões estratégicas.

GCMais: Quais são os principais desafios que os CEOs enfrentam ao tentar se destacar no LinkedIn e como podem superá-los?

Madalena Medeiros: Além da questão que já foi citada, muitas vezes a falta de tempo e o medo de exposição, muitos CEOs têm dificuldade de lidar mesmo com a plataforma, como fazer, como preencher o perfil, para que não seja “copiou, colou” do currículo, porque perfil no LinkedIn não é uma cópia de currículo. A minha sugestão é sempre procure ajuda de quem é um especialista, uma mentoria especializada que pode ser fundamental para guiar esse CEO com relação aos seus objetivos ao posicionamento a quais são as estratégias, qual o público alvo.

GCMais: Por que alguns CEOs, como Gilberto Tomazoni (JBS) e Gustavo Werneck (Gerdau), têm tanto sucesso no LinkedIn?

Madalena Medeiros: Eles realmente usam o LinkedIn de uma forma consistente com conteúdos que são de alto valor, utilizando imagens, artigos e textos que abordam temas relevantes tanto para a empresa como para quem os segue, a audiência.

Leia também | Acusado de matar maratonista olímpica de Uganda também morre após queimaduras

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile