O Centro Inclusivo de Atendimento Infantil (CIADI) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) tem proporcionado suporte especializado a jovens com transtorno do espectro autista (TEA) e síndrome de Down (T21). Desde a criação, o centro tem sido um ponto de apoio crucial para o desenvolvimento desses jovens.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Adolescentes atendidos pelo CIADI, como Julia, Arthur e Cecília, compartilham as experiências positivas com o serviço. Julia destacou a importância das amizades formadas no Centro: “Eu adorei a nossa amizade aqui, principalmente porque consegui ser eu mesma. Isso é muito bom,” disse. Já Cecília mencionou o início da amizade com Julia: “Tudo começou quando ela falou sobre os gatinhos que aparecem no veterinário que ela visita.”
A mãe de Arthur e Cecília, Luiziana Melo, expressou o orgulho com o progresso dos filhos, diagnosticados com TEA. “O Arthur está em atendimento há mais de um ano e vejo uma grande evolução na autonomia dele. Coisas que ele não fazia sozinho, agora ele já faz,” afirmou. “A Cecília começou há três meses e já está fazendo amizades aqui, algo que era difícil para ela na escola,” completou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A história de Júlia também ilustra a importância do apoio oferecido pelo CIADI. A mãe, Ludmilla Bastos, enfrentou desafios para obter um diagnóstico para a filha e encontrou alívio ao se mudarem para o Ceará. “Foi um alívio conseguir o diagnóstico. Mesmo que a criança esteja desenvolvendo, é necessário ter um norte,” relatou.