Fortaleza está se transformando com as cores vibrantes da floração dos ipês, que estão em plena temporada na cidade. As cores amarelo, roxo e rosa das árvores têm embelezado a cidade e proporcionado sombra bem-vinda nos dias de calor intenso, especialmente em locais como a Avenida Domingos Olímpio.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Espécies nativas da região, os ipês encontram em Fortaleza as condições ideais para a floração entre setembro e dezembro, criando cenários urbanos que encantam os habitantes. “Tem ipê rosa, roxo, branco, amarelo. O ipê amarelo é o que acaba chamando mais a atenção e são duas a três espécies diferentes de ipê amarelo”, detalha o coordenador de educação ambiental da Universidade Federal do Ceará, Lamartine Oliveira.
Muitos dessas árvores estão localizados em canteiros centrais de avenidas, onde seu crescimento não enfrenta obstáculos como fios suspensos. Contudo, cuidados são essenciais para manter a saúde das árvores. “Precisa de manejo. E o principal meio de manejo é conhecê-la através do inventário da arborização urbana. Então é importante fazer o inventário e nesse inventário vai determinar, será que aquele ipês que foi plantado há 10 anos atrás está saudável? O que eu posso fazer para potenciá-lo já e aumentar o tempo de vida dele? Como é que eu posso direcionar uma poda e não prejudicar nessa poda a formação de sua copa, a estrutura de sua copa?”, explica Lamartine.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O manejo adequado garante que a cidade continue a desfrutar desses benefícios durante a primavera. “Atenuação da temperatura, redução dessa temperatura. Além disso, ele capta poluentes e armazena principalmente carbono em sua madeira. Ajuda a captar a água das chuvas, evitando escorrimento superficial e degradação do solo. Além disso, principalmente o ipês, devido a sua beleza, isso dá um bem-estar físico e psicológico para quem convive com essas espécies no meio urbano, melhorando nossa saúde”, conclui o coordenador de educação ambiental da UFC.
Leia também | Cometa do Século poderá ser observado no Brasil ainda em setembro
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<