Os deputados estaduais do Ceará aprovaram, nesta terça-feira (11), um projeto de lei que institui o Dia Estadual da Vaia Cearense no Calendário Oficial de Eventos do estado, a ser comemorado anualmente em 30 de janeiro.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A proposta foi apresentada pelo deputado Guilherme Sampaio (PT) e visa homenagear um evento histórico que ocorreu há 82 anos, quando populares vaiaram o sol na Praça do Ferreira, após o astro-rei ter surgido em meio a um céu nublado, frustrando a expectativa de mais um dia de chuva.
Naquele dia, em 30 de janeiro de 1942, a população se reuniu para assistir ao confronto entre as nuvens e o sol. Em meio a uma estiagem que afetava o estado e ao calor intenso, a vitória do sol gerou uma reação de desaprovação, simbolizada pelas vaias, que se tornaram uma cena icônica na cultura cearense. O episódio entrou para a história como um exemplo do humor peculiar do povo do Ceará.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com a justificativa do projeto, a criação do Dia Estadual da Vaia Cearense registra a “expressão da alegria cearense”. O deputado enfatizou que, embora a vaia cearense não tenha surgido exclusivamente naquele evento, ele marcou um momento emblemático que consolidou o reconhecimento da vaia como uma prática cultural cearense. “A Vaia Cearense recebeu a chancela que faz com que seja reconhecida em qualquer lugar do mundo”, afirmou o parlamentar.
Vaia Cearense
A Vaia Cearense é um conceito popular que reflete o comportamento cultural característico dos cearenses, especialmente em eventos públicos e manifestações artísticas. Conhecida por sua intensidade e espontaneidade, a vaia é uma forma de expressão de desaprovação ou crítica, utilizada quando o público não está satisfeito com o desempenho de um orador, artista ou político.
Leia também | Preço do frango sobe em Fortaleza e permissionários tentam segurar aumento
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<