O Governo do Ceará precisou adiar, pela segunda vez, a inauguração da adutora de Pedra Branca, localizada no Açude Cachoeira dos Germanos, em Quixeramobim. Inicialmente, a cerimônia de inauguração estava marcada para o dia 27 de agosto, mas foi cancelada após um ato de vandalismo contra a estrutura. A nova data estava agendada para esta quarta-feira (11), às 18h, porém, um conflito de agenda do secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, fez com que a inauguração fosse novamente remarcada para a próxima terça-feira (17).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Apesar dos contratempos, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) informou que a adutora, que representa um investimento de R$ 22 milhões e tem 27,68 km de extensão, já está em operação. Os testes finais foram realizados nesta quarta-feira, garantindo que o sistema já esteja abastecendo a cidade de Pedra Branca, atendendo à crescente demanda de água na sede do município. A obra foi necessária devido ao baixo volume armazenado no açude Trapiá 2, que tem capacidade para operar até julho de 2025.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O primeiro adiamento ocorreu após um ataque de vandalismo, registrado na madrugada do dia 27 de agosto. O prefeito de Pedra Branca, Matheus Gois (PSD), relatou que o município enfrentava dias “atípicos”, com ameaças e intimidações. Ele lamentou o ocorrido, classificando o ataque como um atentado contra a “maior obra hídrica do Estado do Ceará”. O dispositivo danificado era responsável por controlar a pressão dos tubos, crucial para que a água chegasse à sede do município.
As investigações sobre o vandalismo foram iniciadas pela Polícia Civil logo após o incidente, e a Delegacia Municipal de Pedra Branca assumiu o caso. Equipes da Polícia Militar também foram acionadas para identificar os responsáveis pelo dano ao patrimônio público. Até o momento, as autoridades seguem em busca de respostas sobre o crime.
Leia também | Litoral do Ceará e de outros estados poderão ter ventos de até 60 km/h, alerta Marinha