O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou que as obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que será construído na Base Aérea de Fortaleza, terão a ordem de serviço assinada na próxima segunda-feira (16). A declaração foi feita durante a participação no Proenergia Summit 2024, que ocorre entre os dias 11 e 12 de setembro no Centro de Eventos do Ceará.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Com muita alegria, no dia 16 nós daremos a ordem de serviço para começar as obras do nosso ITA aqui em Fortaleza”, afirmou o governador durante o evento.
A licitação para a escolha da empresa responsável pela construção da primeira etapa do instituto foi aberta em 8 de maio. O projeto será realizado em parceria com o Governo Federal, com um investimento estimado de R$ 89,5 milhões, que será repassado pela União. Os recursos serão utilizados na elaboração de projetos básicos e executivos, além da construção de um bloco de alojamentos e um bloco com dois módulos de salas de aula.
A Superintendência de Obras Públicas (SOP) será responsável pela elaboração dos projetos e supervisão das etapas construtivas, seguindo as diretrizes da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (Dirinfra), vinculada à Força Aérea Brasileira (FAB). A nova sede do ITA será implantada gradativamente ao longo de dez anos, com previsão para o início das turmas e inauguração dos primeiros cursos em 2027.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os cursos iniciais oferecidos no campus incluirão Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, com 50 vagas disponíveis em cada turma. Futuramente, o instituto também contará com cursos de pós-graduação.
A nova unidade foi oficialmente anunciada em outubro de 2023, durante uma visita do governador Elmano de Freitas, do ministro da Defesa, José Múcio, do ministro da Educação, Camilo Santana, e da senadora Augusta Brito (PT-CE) à sede do ITA em São José dos Campos, São Paulo. Além dos cursos de Engenharia, a Fiocruz está em negociações com o instituto para a implantação do curso de Bioengenharia, e o ITA também receberá um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) em seu campus.
Leia também | BNB renova parceria com maior fabricante do mundo de equipamentos agrícolas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<