SAÚDE MENTAL

Saiba como ter acesso a tratamento para doenças mentais em Fortaleza

A psicoterapia é uma ferramenta amplamente utilizada para a prevenção e tratamento de transtornos mentais

Compartilhe:
11 de setembro de 2024
Portal GCMAIS

Em Fortaleza, a oferta de serviços gratuitos para o tratamento de doenças mentais como depressão e ansiedade é ampla, especialmente durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, localizado em Messejana, disponibiliza emergência 24 horas para pacientes em crise, além de um ambulatório de acompanhamento especializado. Este hospital faz parte da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada para atendimento psiquiátrico, complementado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e postos de saúde.

Saiba como ter acesso a tratamento para doenças mentais em Fortaleza
Foto: Reprodução

“Aqui temos leitos de internação para casos que exigem esse tipo de cuidado, mas a maior parte dos pacientes é atendida e acompanhada adequadamente nos CAPS e nos postos de saúde”, explica o psiquiatra Helder Gomes. “Os postos de saúde dispõem dos principais medicamentos antidepressivos usados no SUS e estão mais próximos dos pacientes, facilitando o acesso ao tratamento. Quando necessário, o paciente pode ser encaminhado para os CAPS gerais, CAPS AD (álcool e drogas) ou CAPS infantis. Casos mais graves e refratários podem ser encaminhados para um ambulatório especializado no próprio hospital.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os transtornos ansiosos e depressivos são os mais comuns na psiquiatria. “Na depressão, os sintomas frequentes incluem tristeza, perda de prazer nas atividades, cansaço, falta de energia, dificuldades de memória e concentração, insônia, e diminuição de apetite. Em casos graves, pode haver pensamentos negativos recorrentes e até suicidas”, afirmou o especialista. “É crucial saber que esses casos têm tratamento e que a rede do SUS está disponível para ajudar.”

A psicoterapia é uma ferramenta amplamente utilizada para a prevenção e tratamento de transtornos mentais. “A terapia promove o autoconhecimento, permitindo que o indivíduo identifique sinais de sofrimento e trate-os mais cedo”, destaca o psicólogo Everton Barbosa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além dos serviços do SUS, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza (Unifor) oferece assistência gratuita em saúde mental, incluindo plantão psicológico. “Os pacientes são encaminhados pelos postos de saúde da Prefeitura de Fortaleza”, explica Raquel Barsi, responsável técnica do NAMI. “Após o agendamento e triagem, definimos o tipo de atendimento necessário, que pode ser psicoterapia individual, em grupo ou de casais e famílias.”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que o número de mortes por suicídio supera o de mortes causadas por HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios. O apoio de familiares, amigos e da comunidade em geral é crucial para identificar o quanto antes as doenças mentais. “A presença e o cuidado do círculo social da pessoa podem ser determinantes para perceber sinais de alerta e buscar ajuda adequada”, concluiu Everton.

Leia também | Plano Safra 2024/2025 disponibilizará até R$ 1,8 bilhão para a agricultura familiar no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.