O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) emitiu um alerta sobre um novo golpe que está circulando durante o período eleitoral. Criminosos estão enviando emails falsos que simulam uma convocação para mesários, com o objetivo de roubar dados pessoais dos destinatários.
Os golpistas enviam e-mails que contêm um link solicitando a atualização de cadastro, mas a mensagem é fraudulenta. De acordo com Eduardo Pontes, coordenador de atendimento ao eleitor, “a justiça eleitoral não manda link. A gente manda um e-mail orientando o caminho que o mesário deve seguir para conferir a sua convocação”.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Cibelle Rabelo, mesária desde 2010, enfatiza a importância de se manter vigilante para evitar cair em golpes. “Não vem nenhum link justamente para não correr o risco de a gente ser levado a cometer, a errar e a cair em algum golpe. Eles pedem que a gente acesse o próprio site do TRE e ele lá que coloca os nossos dados e aí sim emite uma carta convocatória,” explica Cibelle.
O TRE esclarece que a Justiça Eleitoral não solicita atualização de cadastro por e-mail, mas pode enviar mensagens informativas. Em caso de dúvida, a recomendação é consultar o cartório eleitoral ou o site do Tribunal Regional Eleitoral.
“Caso o mesário receba uma notificação por WhatsApp ou um e-mail contendo essa convocação para a eleição, ele vai no site do TRE e coloca os seus dados. Clica na aba de mesários e coloca todos os seus dados. Se surgir uma carta convocatória, realmente é a carta de convocação dele. Mesmo assim, se continuar na dúvida, entre em contato com seu cartório. O telefone de todos os cartórios tem no site do TRE, então vale para todo o Estado, aqueles mesários do interior, mesários da capital,” orienta Pontes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A convocação dos mesários para as eleições deste ano começou no mês passado e continuará com substituições para aqueles que não poderão comparecer. Interessados em se voluntariar têm até o dia 6 de outubro para se inscrever.
“Cada zona eleitoral aqui de Fortaleza, por exemplo, trabalha com mais ou menos 1.200, 1.500 mesários. Então é um contingente muito grande de convocados, colaboradores. Então eventualmente há substituições. Então nós fazemos a primeira convocação, que já aconteceu e agora nós estamos no momento de substituições. Por isso é um recado que a gente deixa para o cidadão caso queira participar da eleição, ainda dá tempo, se inscreva que nós estamos nesse momento também de convocação do mesário,” afirma o coordenador de atendimento ao eleitor.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<