O Governo do Ceará, em colaboração com o Governo Federal, anunciou uma nova parceria que visa ampliar o atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas nesta quinta-feira (12), destacando que, além de recursos financeiros, o Ministério da Saúde também irá colaborar com a gestão da unidade.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A nova parceria permitirá o aumento no número de leitos disponíveis para atender outros municípios e a ampliação do número de cirurgias realizadas, que sofreu uma redução de 98% entre janeiro e agosto de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
“Entendemos que era necessário buscarmos uma aproximação maior e uma parceria com o governo federal e a própria Santa Casa para colaborarmos com a sociedade cearense. A Santa Casa tem mais de 200 leitos, com uma condição ímpar e em uma sociedade que precisa muito dela. Termos uma Santa Casa fortalecida é muito importante para o Sistema Único de Saúde (SUS),” afirmou o governador Elmano de Freitas.
Ele também mencionou que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se comprometeu a fornecer um incremento de recursos imediatos para a Santa Casa, em colaboração com o Governo do Estado.
A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, ressaltou a importância da Santa Casa de Misericórdia para a realização de cirurgias, especialmente de média complexidade, e para a formação de profissionais de saúde. “Entendemos que é uma unidade que não pode parar. Temos mais de 30 residentes na Santa Casa. Os mais de 200 leitos da Santa Casa servem de retaguarda e para aumentar a capacidade cirúrgica do estado,” detalhou a secretária.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza
Atualmente, a Santa Casa opera com cerca de 25% de sua capacidade de leitos e realiza aproximadamente 20% das cirurgias que poderia. O levantamento de valores e a estratégia a ser proposta ao Ministério da Saúde estão sendo providenciados para que a unidade possa voltar a operar em capacidade máxima.
“Queremos, pelo menos até o começo de outubro, que seja o mais rápido possível, a definição da contratualização de leitos, se continua uma parte com a Prefeitura e uma parte com o Governo do Estado, ou se essa parceria envolverá todos os leitos. É do nosso interesse que sejam todos os leitos,” declarou Elmano de Freitas.
Leia também | Programa CNH Popular abre 25 mil vagas no Ceará nesta quinta-feira (12); saiba como participar