Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará acumula 1,9 mil denúncias de publicidade irregular em campanha eleitoral

MP aciona Justiça contra 37 candidatos no Ceará por espalhar santinhos na rua no dia da eleição

Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

O estado do Ceará registrou 1,9 mil denúncias de publicidade eleitoral irregular em apenas um mês de campanha, de acordo com o sistema Pardal da Justiça Eleitoral. O sistema, que monitora irregularidades eleitorais em todo o Brasil, apontou que Fortaleza concentra o maior número de ocorrências no estado, com 606 denúncias (31,8% do total).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A maioria das denúncias, um total de 769, está relacionada às campanhas para vereador. Além disso, foram registradas 650 denúncias contra candidatos à prefeitura, 12 relacionadas a candidaturas de vice-prefeito e 469 direcionadas a partidos, coligações ou federações.

Além de Fortaleza, as cidades de Iguatu (78), Caucaia (74), Ipu (59) e Jaguaribe (56) aparecem entre as que mais acumulam denúncias de irregularidades no estado.

No contexto nacional, o Brasil já soma mais de 39,5 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular. Os estados com maior volume de denúncias são São Paulo (7.747), Minas Gerais (4.795), Rio Grande do Sul (4.044), Pernambuco (3.616) e Rio de Janeiro (2.539).

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Denúncias por cidade no Ceará

Abaixo, confira a quantidade de denúncias em cada cidade cearense:

Leia também | Mulheres representam 52,5% do eleitorado no Ceará para as eleições de 2024, aponta Justiça Eleitoral

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile