Ícone do site Portal GCMAIS

Acidentes com ônibus caem 84,6% em Fortaleza nos últimos sete anos, aponta AMC

Acidentes com ônibus caem 84,6% em Fortaleza nos últimos sete anos, aponta AMC

Foto: Reprodução

O número de acidentes de trânsito envolvendo ônibus em Fortaleza registrou uma redução significativa de 84,6% nos últimos sete anos, de acordo com dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). O levantamento inclui tanto veículos do transporte público quanto privado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os dados da AMC também mostram quedas expressivas nas ocorrências com feridos (65,5%), vítimas fatais (61,5%) e atropelamentos (59,2%) no mesmo período. Em 2017, foram contabilizadas 1.521 ocorrências, das quais 39 resultaram em mortes, 502 tiveram feridos e 103 envolviam atropelamentos. Já em 2023, esse número caiu para 233 ocorrências, com 15 vítimas fatais, 173 feridos e 42 atropelamentos.

Acidentes com ônibus caem 84,6% em Fortaleza nos últimos sete anos

Raimundo Rodrigues, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), destacou a importância da redução contínua dos acidentes, inclusive após a retomada completa das atividades econômicas, suspensas temporariamente pela pandemia. Ele atribuiu a queda ao investimento em segurança viária e aos esforços conjuntos dos órgãos de gestão e empresas operadoras de ônibus. “Os sinistros podem e devem ser evitados, mas é importante destacar os avanços, já que não voltamos aos patamares de 2017, quando os registros ultrapassavam 1.500 acidentes anuais”, afirmou.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Adesivos de pontos cegos

Um dos principais fatores que contribuíram para essa redução foi a instalação de adesivos de pontos cegos nos ônibus. Desde 2018, a Etufor promove a aplicação desses adesivos, que alertam sobre áreas ao redor dos veículos com baixa visibilidade para os motoristas. Essa medida visa prevenir acidentes envolvendo outros motoristas, ciclistas e pedestres, estimulando comportamentos mais cautelosos no trânsito.

A iniciativa de adesivar os ônibus com alertas de pontos cegos foi bem-sucedida e replicada em outras capitais do Brasil, além de ser adotada por empresas de transporte privado como exemplo de boas práticas no trânsito.

Leia também | Ceará terá seis novos campi de institutos federais, anuncia Ministério da Educação

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile