O Núcleo de Fisioterapia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um serviço especializado dedicado à reabilitação e recuperação de pessoas com diferentes condições de saúde. Este núcleo oferece atendimento fisioterapêutico a servidores da Assembleia e dependentes, além de atender a demandas externas quando necessário.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Raul Xavier, um jovem de 20 anos, compartilhou a experiência de superação após um grave acidente de carro que o deixou paraplégico. O acidente ocorreu em novembro de 2023, quando ele voltava de um jogo de futebol com amigos. “Nós estávamos voltando juntos e aconteceu o acidente. Normalmente eu ficava acordando e apagando, e fui socorrido”, relatou Raul, que passou mais de quatro meses internado no Instituto José Frota (IJF), onde se submeteu a várias cirurgias.
Núcleo de Fisioterapia da Assembleia Legislativa do Ceará oferece atendimento gratuito
Após a recuperação inicial, Raul encontrou apoio no Núcleo de Fisioterapia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece. “Depois da fisioterapia, venho me sentindo muito bem. Consegui fazer movimentos simples na cama que antes não conseguia”, disse ele, expressando gratidão pelo tratamento recebido.
O médico responsável pela reabilitação de Raul, que sofreu uma lesão raquimedular na região T12 da coluna, explicou o processo de recuperação. “Começamos com uma avaliação e seguimos um protocolo visando a reabilitação dele desde a admissão”, afirmou Wellington Alencar. A célula de fisioterapia atende entre 80 a 100 pacientes por dia, com 20% dos atendimentos destinados a moradores de bairros próximos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Dona Francisca, uma paciente conhecida na clínica, também compartilhou a experiência. “Eu sentia muita dor e já estava perdendo a mobilidade da mão. Com o tratamento, estou me sentindo muito melhor”, contou ela, ressaltando a eficácia da fisioterapia.
O Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa oferece 12 células com serviços variados para servidores e a comunidade. O acesso aos tratamentos é facilitado através do serviço social, que realiza o cadastro necessário para os pacientes.
Leia também | BNB renova parceria com maior fabricante do mundo de equipamentos agrícolas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<