Em um cenário onde brigas entre vizinhos e desavenças familiares são comuns, o Núcleo de Mediação de Conflitos da Polícia Militar (PM) se destaca como uma alternativa inovadora para resolver disputas. Desde 2022, o serviço busca evitar que conflitos se intensifiquem e cheguem a se tornar crimes, promovendo o diálogo como solução.
O Núcleo atende uma variedade de demandas, incluindo ameaças e conflitos relacionados a pensões alimentícias. “Uma ameaça pode se tornar uma lesão corporal, pode se tornar um homicídio e a gente vai atuar justamente nessa prevenção”, explica o tenente Góes, superintendente do Núcleo de Mediação.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No primeiro semestre de 2024, o Núcleo realizou 405 atendimentos, com 98% dos casos chegando a acordos amigáveis. O serviço é oferecido em Fortaleza, além de cidades como Caucaia, Maracanaú e Maranguape, onde mediadores militares realizam atendimentos itinerantes para facilitar o acesso à população.
Euvládia Pinheiro, uma das beneficiárias do serviço, destacou a eficácia da mediação: “Resolveu o problema da minha família e dos terceiros envolvidos. No dia mesmo, todos se abraçaram. Foi realmente um momento de paz.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A população tem visto o Núcleo como uma solução necessária. “Até então, quando havia confusões, ninguém sabia a quem acionar. Com esse núcleo, acredito que vai ajudar muita gente a resolver problemas familiares e de amizade”, afirmou André Sousa morador local.
Os atendimentos podem ser solicitados na sede do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades, localizada na Avenida Vicente de Castro, número 1355, ou pelo telefone (85) 9 9400-1894.
Leia também | MEC anuncia aumento do teto para financiamento do curso de Medicina no FIES
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<