Na manhã desta quinta-feira (19), o Corpo de Bombeiros de Caucaia resgatou um gato que havia ficado preso em um cobogó de uma parede, na avenida dos Coqueiros, no Cumbuco, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Ceará. A ação foi coordenada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que acionou os bombeiros por volta das 08h40.
A guarnição, composta pelo subtenente Moura, os sargentos Edlano e Bernardo, e o soldado Andrade, seguiu rapidamente ao local do incidente. Com a autorização do tutor do animal, os bombeiros utilizaram uma talhadeira e um martelo para quebrar cuidadosamente o cobogó e resgatar o gato sem ferimentos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Graças à ação rápida e precisa dos bombeiros, o felino foi retirado ileso e entregue ao tutor.
Balanço
O CBMCE reportou um aumento nas operações de resgate animal em 2024. Inicialmente, os dados mostram 8.175 resgates entre janeiro e agosto, superando em 2,01% o mesmo período de 2023. Assim, as serpentes lideraram as ocorrências em agosto, com 454 resgates de jiboias. Ademais, gatos, iguanas, cassacos e cães também figuraram entre os animais mais socorridos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Portanto, a prevenção é fundamental para evitar incidentes com animais silvestres. Primeiramente, o CBMCE alerta para a importância de manter distância de serpentes e outros animais potencialmente perigosos. Adicionalmente, medidas como tampar poços, cercar e sinalizar áreas de risco, além de fechar corredores estreitos, são essenciais. Essas ações protegem a fauna e garantem a segurança da população.
Leia também | Advogada influencer é presa em operação contra tráfico de drogas e organização criminosa no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<