As provas de conhecimentos gerais ocorrerão no dia 13 de outubro, e as de conhecimentos específicos entre os dias 5 e 8 de novembro deste ano.
Primeira turma do ITA Ceará iniciará os estudos em SP; obras começam na Capital
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (19) a data das provas para a primeira turma do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. A primeira etapa das obras de construção do campus em Fortaleza também foi formalizada em cerimônia no Palácio da Abolição. Embora as instalações no Estado ainda não estejam prontas, os alunos aprovados iniciarão os estudos no campus de São José dos Campos (SP) antes de serem transferidos para Fortaleza.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As provas de conhecimentos gerais ocorrerão no dia 13 de outubro, e as de conhecimentos específicos entre os dias 5 e 8 de novembro deste ano. O ingresso da primeira turma no ITA Ceará está previsto para 2025. Inicialmente, serão oferecidos dois cursos: Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, com 25 vagas para cada um. Camilo Santana também antecipou que um terceiro curso, de Bioengenharia, será adicionado ao currículo futuramente.
“Estamos fazendo a seleção da primeira turma que estudará no ITA do Ceará, e, até que a obra esteja finalizada, os alunos começarão em São José dos Campos. É uma convergência de pesquisa, inovação e formação das melhores mentes do Brasil. Hoje é um dia histórico”, afirmou o ministro.
A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro da Defesa José Mucio, do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, e da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba. O campus será construído na Base Aérea de Fortaleza, no bairro Aeroporto, fruto de um convênio entre os governos estadual e federal.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O governador Elmano destacou a relevância da obra: “Essa iniciativa vai transformar profundamente o Ceará, especialmente em educação e pesquisa. Com cursos alinhados com as demandas do futuro, como energias renováveis, engenharia de sistemas e bioengenharia, o ITA no Ceará será um marco de inovação e orgulho para o nosso Estado”, declarou.
O número expressivo de 1.416 inscrições de estudantes cearenses para o ITA foi comemorado pelo tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, reforçando o crescente interesse pela formação de alto nível no Estado.
Os projetos para implantação do instituto seguem as diretrizes previstas no planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (Dirinfra) e todas as etapas construtivas serão supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).
Estrutura do ITA Ceará; obras iniciam em Fortaleza
O novo campus terá 18.568,59 m² e será dividido em:
- Bloco de alojamentos com três pavimentos: duas salas de atividades, área de circulação, uma sala de aula, dois quartos com acessibilidade para pessoas com deficiência (capacidade: quatro alunos), 40 quartos com sala de estar e cozinha (capacidade: 80 alunos).
- Bloco para cursos de engenharia com três pavimentos: 14 laboratórios didáticos, quatro salas de apoio técnico, oito salas de aula, dois auditórios, seis salas de reunião, seis salas de estudo, duas salas de convivência, dois setores com diversas salas para professores, biblioteca, espaço de eventos e exposições.
Leia também | Novo campus do ITA tem ordem de serviço assinada nesta quinta-feira (19)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.