Fortaleza firmará nesta segunda-feira (23), às 9h, um convênio com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) para a realização de cirurgias com uso de robótica, tornando a capital cearense pioneira na aplicação dessa tecnologia em procedimentos urológicos no Norte e Nordeste. As cirurgias começarão a ser realizadas em etapas a partir de outubro, beneficiando pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A primeira fase do projeto será dedicada à realização de cirurgias urológicas, marcando um avanço tecnológico na região. O uso da robótica em operações permite maior precisão e menos invasividade, proporcionando aos pacientes uma recuperação mais rápida e um menor risco de complicações. Embora o sistema robótico seja controlado por um médico-cirurgião, a tecnologia proporciona movimentos mais delicados e eficientes do que a mão humana.
Após o início dos procedimentos urológicos, a segunda etapa do projeto permitirá a expansão do uso da robótica para outras especialidades médicas, fortalecendo, em especial, o atendimento oncológico. Isso contribuirá para o aprimoramento da linha de cuidado oferecida aos pacientes que lutam contra o câncer no estado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cirurgias por meio de robótica
As cirurgias robóticas utilizam sistemas controlados por cirurgiões para realizar procedimentos com alta precisão e menos invasividade. Embora chamadas de “cirurgias robóticas”, elas são sempre conduzidas por um médico que comanda o robô em tempo real. Um dos sistemas mais utilizados é o Da Vinci, que possui braços mecânicos equipados com câmeras e instrumentos cirúrgicos.
Serviço
Assinatura de convênio para realização de cirurgias com uso de robótica
Data: 23 de setembro (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Rua Papi Júnior, 1222 – Rodolfo Teófilo (Anexo I – Auditório 6º andar)
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<