Com o objetivo de ampliar a segurança pública e intensificar o policiamento em áreas críticas, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) lançou, na manhã desta sexta-feira (20), a Operação “Expediente Operacional”. O evento, realizado no bairro Cocó, em Fortaleza, contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, do comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo, e do delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez.
Durante o lançamento, foram entregues 100 escudos balísticos nível III para reforçar as ações dos Batalhões do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). A operação, que ocorre simultaneamente na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e nos interiores Norte e Sul, conta com a participação de 500 policiais, que atuarão em áreas monitoradas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), as quais apresentam maior incidência de ocorrências.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A operação mobiliza 46 viaturas, oito motos e 180 policiais na Capital, com o restante do efetivo e dos veículos destinados à Região Metropolitana e aos interiores Norte e Sul do estado. Os escudos balísticos serão empregados em operações de alto risco, especialmente em confrontos envolvendo indivíduos armados.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância do reforço policial para garantir a tranquilidade da população cearense. “A operação reforça o trabalho que já é realizado pelas nossas polícias, com cerca de 500 policiais a mais realizando essas ações operacionais em todo o estado do Ceará, buscando garantir paz, segurança e tranquilidade para o nosso povo. Estamos trabalhando ao máximo para garantir mais efetivo nas ruas, enfrentando o crime. Quero agradecer o trabalho de cada policial que se dedica e coloca sua vida em risco para proteger a população cearense”, afirmou Elmano.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou a estratégia da operação e o investimento em equipamentos para a tropa. “É uma operação que ocorre em todo o estado, onde estaremos em locais sinalizados pela Supesp como de maior incidência de delitos. Buscamos a prevenção, mas, se necessário, haverá repressão qualificada e imediata. Hoje, também entregamos 100 escudos balísticos ao CPChoque, reforçando o compromisso de reequipar nossas forças de segurança para que possam continuar protegendo a população com dignidade e eficiência”, completou o secretário.
O coronel Klênio Savyo, comandante-geral da PMCE, reforçou o compromisso da corporação com a segurança da população. “A Operação ‘Expediente Operacional’ vai abranger toda a Capital e, além disso, estamos recebendo 100 escudos balísticos para reforçar o combate ao crime. Ainda hoje, a partir das 18h, iniciaremos outra ação, a Operação Saturação Total, integrada com outros órgãos para continuar oferecendo uma segurança pública de qualidade, que a nossa população merece”, destacou o comandante.
Leia também | Elmano de Freitas envia projeto de lei para garantir transporte gratuito no dia das eleições
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<