A prova de conhecimentos gerais do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará já tem data marcada para acontecer: 13 de outubro, domingo, daqui a pouco mais de três semanas. O teste para conhecimentos específicos, por sua vez, será aplicado de 5 a 8 de novembro de 2024. O ingresso se dará no ano que vem.
As informações foram repassadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quinta-feira (19), durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras do campus do ITA no Ceará. A cerimônia aconteceu em Fortaleza, no Palácio da Abolição.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Na ocasião, ele também informou que as primeiras turmas aprovadas, este ano, começarão os estudos em São Paulo, no campus de São José dos Campos, e deverão ser transferidos para Fortaleza quando a obra estiver concluída. O ingresso da primeira turma no ITA Ceará está previsto para 2025.
Inicialmente, serão oferecidos dois cursos: Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, com 25 vagas para cada um. Camilo Santana também antecipou que um terceiro curso, de Bioengenharia, será adicionado ao currículo futuramente.
Leia também | Instituto de Ciência e Tecnologia do Senai será implantado no ITA Ceará
“Estamos fazendo a seleção da primeira turma que estudará no ITA do Ceará, e, até que a obra esteja finalizada, os alunos começarão em São José dos Campos. É uma convergência de pesquisa, inovação e formação das melhores mentes do Brasil. Hoje é um dia histórico”, afirmou o ministro.
A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro da Defesa José Mucio, do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, e da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba. O campus será construído na Base Aérea de Fortaleza, no bairro Aeroporto, fruto de um convênio entre os governos estadual e federal.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O novo campus terá 18.568,59 m² e será dividido em:
- Bloco de alojamentos com três pavimentos: duas salas de atividades, área de circulação, uma sala de aula, dois quartos com acessibilidade para pessoas com deficiência (capacidade: quatro alunos), 40 quartos com sala de estar e cozinha (capacidade: 80 alunos).
- Bloco para cursos de engenharia com três pavimentos: 14 laboratórios didáticos, quatro salas de apoio técnico, oito salas de aula, dois auditórios, seis salas de reunião, seis salas de estudo, duas salas de convivência, dois setores com diversas salas para professores, biblioteca, espaço de eventos e exposições.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<