Ícone do site Portal GCMAIS

Convênio vai permitir cirurgia urológica com ajuda da robótica em Fortaleza

Prefeitura e Instituto do Câncer fazem convênio para cirurgia robótica a partir de outubro

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), anunciou um convênio inédito para a realização de cirurgias urológicas assistidas por robótica no Sistema Único de Saúde (SUS). Fortaleza será a primeira cidade das regiões Norte e Nordeste a implantar esse tipo de tecnologia em procedimentos médicos voltados para pacientes oncológicos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A iniciativa, firmada entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o ICC, começará em outubro, e beneficiará inicialmente 45 homens diagnosticados com câncer de pênis. Os pacientes, que já estão cadastrados na Central de Regulação do Município, passarão por uma Linfadenectomia Inguinal Laparoscópica Assistida por Robô, uma técnica que utiliza robótica para garantir maior precisão, menos efeitos colaterais e um tempo de recuperação reduzido.

De acordo com o secretário da Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, esse projeto marca um importante avanço para o sistema de saúde da capital. “Essa é uma inovação na saúde de Fortaleza, com o uso da robótica, permitindo intervenções com menos efeitos colaterais, menor tempo de internação e maior conforto para o paciente. O projeto foi iniciado no ano passado e, agora, estamos ampliando para que nossos pacientes, por meio do setor de regulação, possam ter acesso a esse tratamento”, explicou.

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Convênio permitirá cirurgia urológica com ajuda da robótica em Fortaleza

A segunda fase do programa prevê a expansão da cirurgia robótica para outras especialidades, contribuindo para o fortalecimento da linha de cuidados oncológicos no município. Segundo Helena Guerra, coordenadora de regulação, controle e auditoria da SMS, essa ampliação é possível graças a emendas parlamentares que garantem os recursos necessários para a execução dos procedimentos e o acompanhamento integral dos pacientes.

O coordenador do ICC, o oncologista Emanuel Veras, ressaltou o pioneirismo da ação, destacando que é a primeira vez que pacientes do SUS nas regiões Norte e Nordeste terão acesso a cirurgias assistidas por robôs. “Esse avanço amplia o acesso, já que até então esses procedimentos eram restritos à rede privada. Esse benefício é fruto de um projeto de pesquisa do Pronon, que estrutura os procedimentos”, comentou.

A iniciativa é parte do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), que visa ampliar o acesso e melhorar os cuidados com pacientes oncológicos em todo o país. Com a introdução da cirurgia robótica, Fortaleza se coloca na vanguarda do atendimento oncológico no SUS, oferecendo aos pacientes uma tecnologia de ponta que, até então, era acessível apenas na rede privada.

O projeto representa um passo significativo na humanização e modernização do tratamento de câncer no Ceará, melhorando as chances de cura e a qualidade de vida dos pacientes.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile