Ícone do site Portal GCMAIS

Uece lança primeiro doutorado em Educação no interior do Ceará

Uece abre inscrições para o Vestibular 2025.1 com 2.850 vagas em Fortaleza e interior

Foto: Reprodução/ Governo do Ceará

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) aprovou o primeiro doutorado em Educação no interior do estado, um feito inédito entre universidades cearenses. O doutorado terá como área de concentração “Educação, Escola e Movimentos Sociais”, estruturado em três linhas de pesquisa inovadoras: Escola, Currículo, Formação Docente e Práticas Pedagógicas e Culturais; Educação de Jovens e Adultos (EJA), Movimentos Sociais, Educação Popular e do Campo, e Práticas Discursivas e Diversidade e Trabalho, História e Políticas Educacionais.

O programa foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e será oferecido de forma intercampi, abrangendo as unidades da Uece em Limoeiro do Norte (Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – Fafidam) e Quixadá (Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – Feclesc). O doutorado terá como área de concentração “Educação, Escola e Movimentos Sociais”, estruturado em três linhas de pesquisa inovadoras: Escola, Currículo, Formação Docente e Práticas Pedagógicas e Culturais; Educação de Jovens e Adultos (EJA), Movimentos Sociais, Educação Popular e do Campo, e Práticas Discursivas e Diversidade e Trabalho, História e Políticas Educacionais.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A coordenadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (Maie), agora Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino (PPGEM), professora Sandra Gadelha, destacou a importância da iniciativa para a interiorização do ensino superior. “O curso será sediado na Fafidam, mas funcionará de maneira integrada com a Feclesc, beneficiando tanto a região do Vale do Jaguaribe quanto a do Sertão Central”, disse a professora. Segundo Gadelha, a oferta do doutorado facilita o acesso à formação acadêmica avançada para professores da educação básica e jovens que enfrentam dificuldades de deslocamento para grandes centros urbanos, como Fortaleza.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, celebrou a conquista. “Essa é uma grande alegria para toda a Uece, mas principalmente para a comunidade interiorana. Com o novo doutorado, a população do interior tem a oportunidade de se qualificar de forma verticalizada, ampliando o acesso à pós-graduação e possibilitando a formação de novos doutores para o Ceará”, afirmou. A oferta do doutorado, de acordo com o reitor, representa a maturidade acadêmico-científica da Uece, além de reforçar a descentralização do ensino superior no estado.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues, também destacou a importância da aprovação do doutorado. “A interiorização do ensino de pós-graduação é uma premissa do Programa de Pós-Graduação da Capes, e a Uece já cumpre esse papel há mais de 10 anos. A aprovação do Doutorado em Educação complementa o mais alto nível de ensino oferecido, ampliando as oportunidades para profissionais da educação que atuam em regiões distantes da capital”, concluiu.

O Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (Maie) funciona nos campi da Uece em Limoeiro do Norte e Quixadá desde 2012, com foco na formação de professores e pesquisadores. Com o novo doutorado, a Uece continua a consolidar sua missão de promover educação de alta qualidade em todas as regiões do estado.

Leia também| Diogo Mello, filho da candidata a vice-prefeita de Aracati morre em acidente de trânsito

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile