Ícone do site Portal GCMAIS

Canindé realiza 54ª Missa do Vaqueiro: uma celebração de tradição e fé no Sertão Central do Ceará

Canindé realiza 54ª Missa do Vaqueiro: uma celebração de tradição e fé no Sertão Central do Ceará

Foto: Reprodução

De 24 de setembro a 4 de outubro, Canindé se prepara para receber milhares de fiéis na tradicional Festa de São Francisco, evento que, neste ano, celebra sua 54ª Missa do Vaqueiro no dia 29 de setembro. A festividade, que é a segunda maior do Ceará, deve atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas, entre moradores, visitantes e romeiros de todo o Brasil.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O evento, com mais de 100 anos de história, é um marco na cultura e religiosidade da cidade, conhecida por abrigar o maior Santuário Franciscano da América Latina. Durante 11 dias, a programação inclui missas, procissões, encontros culturais e uma série de atividades que movimentam a economia local, gerando aproximadamente R$ 50 milhões em receita para o município. Além de reforçar a devoção, a festa é uma oportunidade para turistas conhecerem a cultura e a hospitalidade do povo canindeense.

Entre os muitos eventos da Festa de São Francisco, a Missa do Vaqueiro se destaca por seu simbolismo e pela força de sua tradição. Desde 1970, a celebração reúne vaqueiros encourados que percorrem, a cavalo, um circuito de sete quilômetros, partindo da estátua do padroeiro até o Parque de Exposições José Clerton Facundo Bezerra. Ao som do chocalho e portando estandartes de São Francisco, esses homens e mulheres, vestidos com gibão, chapéu e outros trajes típicos, relembram a bravura e a dedicação que marcam a figura do vaqueiro nordestino.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

A cavalgada é um dos momentos mais aguardados e emocionantes do evento, trazendo para o público a imagem icônica do vaqueiro encourado, símbolo de resistência e fé. Ao final do trajeto, os participantes se juntam aos demais fiéis para a missa campal, celebrada em homenagem ao santo padroeiro. A celebração é seguida por um grande almoço comunitário, onde vaqueiros, romeiros e até pessoas em situação de rua partilham uma refeição em espírito de confraternização e solidariedade.

Canindé realiza 54ª Missa do Vaqueiro: uma celebração de tradição e fé no Sertão Central do Ceará

A Missa do Vaqueiro foi idealizada pelo poeta popular e folclorista Raimundo Marreiro, pelo administrador da Casa de São Francisco Juarez Coutinho e pela vaqueira e aboiadora Dina Martins, hoje Mestra da Cultura do Ceará. A primeira edição, realizada em 1970 no pátio da Basílica de São Francisco, foi celebrada pelo Frei Lucas Dolle e contou com a presença de inúmeros vaqueiros. Desde então, a celebração se tornou um evento anual, parte integrante da Festa de São Francisco de Canindé.

O sucesso do evento chamou a atenção de importantes nomes da cultura nordestina, como Luiz Gonzaga, que participou da Missa do Vaqueiro em 1976. “Ele ficou encantado com tudo que viu. Foi muita emoção para todos nós”, recorda Mestra Dina.

A 54ª Missa do Vaqueiro promete ser, mais uma vez, um momento inesquecível de devoção e homenagem ao vaqueiro nordestino, celebrando a fé, a cultura e a força de um povo que encontra na religiosidade e nas tradições motivos para se reunir e celebrar.

Leia também | Canindé recebe romeiros para as tradicionais romarias de São Francisco com estrutura reforçada

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile