Se você tem algum valor esquecido em contas bancárias antigas, consórcios ou outras instituições financeiras, atenção: o prazo para resgatar esse dinheiro termina em 16 de outubro. Segundo o Banco Central do Brasil (BC), R$ 8,56 bilhões ainda estão disponíveis para saque no Sistema de Valores a Receber (SVR).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O prazo de 30 dias começou a contar em 16 de setembro, após o presidente Lula (PT) sancionar a Lei nº 14.973/2024, que reonera gradualmente a folha de pagamentos de 17 setores da economia e municípios até o final de 2024. Se não for resgatado até o prazo final, o dinheiro esquecido poderá ser incorporado ao Tesouro Nacional.
Como saber se você tem dinheiro esquecido?
O SVR permite que qualquer pessoa, inclusive herdeiros de falecidos, e empresas consultem se têm valores a receber. Para verificar se há algum montante esquecido em seu nome, siga os seguintes passos:
O Banco Central do Brasil (BC) oferece um serviço conhecido como Sistema de Valores a Receber (SVR), que permite a cidadãos e empresas consultar se possuem dinheiro esquecido em contas bancárias, consórcios ou outras instituições financeiras. Este serviço, que é gratuito e acessível online, tem ajudado milhões de brasileiros a recuperar valores que, de outra forma, permaneceriam desconhecidos.
Desde janeiro de 2022, o BC disponibilizou uma plataforma para facilitar o resgate de valores não reclamados. Atualmente, estima-se que mais de R$ 8,51 bilhões estejam disponíveis para resgate, conforme dados recentes. Esses valores podem incluir saldo de contas encerradas, depósitos em consórcios não utilizados ou mesmo créditos de instituições financeiras que não foram reivindicados pelos titulares.
Leia também | Tem prazo para receber valores esquecidos?
Como consultar dinheiro esquecido no Banco Central?
Para verificar se você tem algum valor a receber, o primeiro passo é acessar o site oficial do SVR: valoresareceber.bcb.gov.br. É importante ressaltar que este é o único site legítimo para essa consulta. Golpistas têm criado sites falsos e aplicativos que prometem ajudar na recuperação de valores em troca de taxas ou informações pessoais. Portanto, sempre verifique se está no site correto antes de inserir qualquer dado.
Para realizar a consulta:
- Acesse o site do SVR;
- Informe seu CPF ou CNPJ, dependendo se você está consultando como pessoa física ou jurídica;
- Forneça sua data de nascimento (para pessoas físicas) ou a data de abertura da empresa (para jurídicas);
Após esses passos, o sistema informará se existem valores a receber. Se não houver registros, aparecerá uma mensagem indicando que não foram encontrados valores para os dados informados.
Leia também | Como consultar dinheiro esquecido pelo CPF?
Como solicitar o resgate?
Se a consulta indicar que há valores disponíveis, você pode solicitar o resgate imediatamente. Para isso:
- Tenha uma conta Gov.br com nível prata ou ouro. Caso esteja no nível bronze, será necessário atualizar sua conta;
- Selecione uma chave PIX para o recebimento dos valores. O BC recomenda que a devolução seja feita via PIX por ser mais rápida e segura;
- Complete as informações solicitadas e guarde o número do protocolo gerado para futuras referências.
O prazo para receber os valores após a solicitação é geralmente de até 12 dias úteis.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Atenção aos cuidados
É fundamental tomar precauções ao utilizar esse serviço. O Banco Central nunca solicitará informações pessoais por e-mail ou telefone e não pedirá senhas. Qualquer contato suspeito deve ser ignorado. Além disso, todos os serviços do SVR são gratuitos; portanto, não forneça informações ou pagamentos a terceiros que prometam ajudar na recuperação dos valores.
Leia também | Bolsa Família de setembro: pagamentos começam nesta terça-feira (17); veja o calendário