Sete homens acusados de estupro de vulnerável foram presos nesta segunda-feira (23) em Boa Viagem, no sertão central do Ceará. A operação, denominada “Infância Perdida”, também resultou na aplicação de tornozeleiras eletrônicas em duas mães de crianças vítimas dos abusos, que são suspeitas de conivência com os crimes.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A ação foi desencadeada após o promotor de Justiça Alan Moitinho, da 2ª Promotoria de Justiça de Boa Viagem, apresentar denúncia contra nove acusados que atuavam separadamente, tendo como alvo principal crianças e adolescentes, muitas vezes membros da própria família.
De acordo com o Ministério Público do Ceará, os detidos enfrentarão acusações de estupro de vulnerável e produção de cena de sexo explícito envolvendo adolescentes. As mães, por sua vez, poderão ser condenadas por omissão imprópria, uma vez que estavam cientes dos abusos, mas não tomaram medidas para denunciá-los ou evitá-los.
O promotor Alan Moitinho destacou a realidade alarmante em que a maioria dos abusadores é conhecida das vítimas, incluindo pais, padrastos e tios. “Por isso, é fundamental fortalecer a rede de proteção à infância e divulgar os canais para denúncias”, afirmou Moitinho. Ele também mencionou a subnotificação dos casos devido a dificuldades em comprovar os abusos e ao medo ou vergonha das vítimas em se manifestar.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O delegado Gelson Luiz Almeida Pinto, responsável pela operação em Boa Viagem, elogiou a colaboração entre o Ministério Público e as Polícias Civil e Militar na luta contra crimes sexuais. “Essa ação representa um instrumento eficaz no combate ao crime hediondo que é o estupro de vulnerável”, ressaltou.
Os mandados de prisão foram autorizados pela 1ª Vara Criminal de Boa Viagem e cumpridos tanto na área urbana quanto rural do município. A operação contou com o apoio da Delegacia de Boa Viagem e do Policiamento Ostensivo Geral da Polícia Militar.
Leia também | Homem instala câmeras para vigiar ex-companheira, invade casa, estupra e tortura a mulher