Em apoio à campanha Outubro Rosa, a Associação Nossa Casa anunciou a oferta de 400 mamografias gratuitas para mulheres em Fortaleza e demais municípios do Ceará. A iniciativa, voltada para mulheres a partir dos 40 anos em situação de vulnerabilidade social e sem acesso facilitado ao Sistema Único de Saúde (SUS), visa detectar precocemente o câncer de mama, especialmente em casos de risco elevado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os exames serão realizados no Centro de Imagem da Associação Nossa Casa, localizado no bairro Álvaro Weyne, em Fortaleza, a partir do dia 7 de outubro. As interessadas devem agendar previamente a mamografia por meio de um link disponibilizado pela associação, que pode ser encontrado na biografia do perfil do Instagram da entidade (@associacaonossacasa).
A ação é destinada a mulheres que:
- Têm 40 anos ou mais.
- Estão em situação de vulnerabilidade social.
- Têm dificuldade de acesso ao SUS.
- Possuem histórico ou fatores de risco para o câncer de mama.
- Processo de Agendamento e Exames
Para participar, é necessário que as interessadas façam um cadastro prévio pelo link disponibilizado pela associação. No dia do exame, as pacientes devem apresentar um pedido médico para a realização da mamografia, que poderá ser obtido com um profissional de saúde. As mamografias serão realizadas por ordem de agendamento no Centro de Imagem da Associação Nossa Casa.
“Nossa meta é atender centenas de mulheres que serão beneficiadas ao longo do mês de outubro com exames de mamografia e, para as pacientes que tiverem indicação, vamos disponibilizar exames complementares para o diagnóstico do câncer de mama”, destaca Daniele Castelo Branco, gestora da Associação Nossa Casa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Após a realização do exame, todas as mulheres receberão o laudo com os resultados da mamografia. Caso haja alguma alteração suspeita, as pacientes serão encaminhadas ao ambulatório de mastologia do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) para exames clínicos adicionais e acompanhamento especializado.
O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil. No Ceará, dados do Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no SUS revelam que o estado possui a maior proporção de diagnósticos tardios da doença no Nordeste e uma cobertura de mamografia de apenas 12,5%, muito abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Os índices apontados nesse estudo só mostram o quanto precisamos olhar para o início dessa jornada, e por isso ações como essa são tão importantes”, enfatiza Daniele Castelo Branco.
Como se inscrever?
Para se inscrever e garantir sua mamografia gratuita, basta acessar o link disponibilizado na bio do Instagram da Associação Nossa Casa (@associacaonossacasa) e preencher o formulário de inscrição. As interessadas também podem obter mais informações e suporte pelo WhatsApp da associação, através do número (85) 99690-0506.
Não perca a oportunidade de realizar este exame essencial para a saúde da mulher!
Leia também | Dia do Coração é comemorado com ações educativas no CIDH em Fortaleza nesta quarta-feira (25)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<