O Ceará é o terceiro destino mais procurado no programa Voa Brasil, voltado para ampliar o acesso ao transporte aéreo. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o estado é superado apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, ocupando a primeira e segunda posições, respectivamente. No Nordeste, o Ceará lidera como o destino mais buscado, à frente de Pernambuco e Bahia, que completam o top cinco nacional.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Além das capitais, o programa registra aumento no interesse por cidades de médio e pequeno porte, especialmente nas regiões atendidas pela aviação regional. No Nordeste, Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, é o segundo destino mais procurado, evidenciando a relevância do turismo no interior do estado.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, comemora os resultados, destacando o impacto do programa na democratização do transporte aéreo. “Estamos muito felizes com o destaque do Ceará. O interesse do público reflete a riqueza dos nossos atrativos, como o ecoturismo, o turismo paleontológico e a força da fé em Padre Cícero, em Juazeiro do Norte”, afirmou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressalta que o Voa Brasil não utiliza recursos públicos para oferecer passagens a preços acessíveis, mas se baseia em acordos com as companhias aéreas. “Queremos incluir brasileiros que ainda não viajam de avião, para que possam visitar parentes, amigos ou explorar o país de Norte a Sul”, explicou.
O programa oferece passagens a preços de até R$ 200 por trecho, e aposentados do INSS são o público principal. Desde o lançamento, cerca de 10 mil passagens foram reservadas. Embora pessoas acima de 65 anos representem mais de 10% da população brasileira, segundo o IBGE, elas somam apenas 2% dos passageiros de voos comerciais.
Leia também | Camilo diz que projeto para regular uso de celular na sala de aula será enviado ao Congresso até o fim do ano
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<