Até a próxima segunda-feira (30), diversas cidades cearenses terão o abastecimento de água interrompido temporariamente, conforme comunicados emitidos pela Companhia de Água e Esgoto (Cagece). Durante esse período, a empresa recomenda que os moradores utilizem a água reservada com moderação, priorizando o consumo humano e atividades essenciais. Moradores têm dúvidas sobre quais bairros ficarão sem água neste período e se a capital do Ceará, Fortaleza, está incluída na lista. Veja a seguir.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Primeiramente, é importante lembrar que, segundo a Cagece, em áreas elevadas ou mais distantes da estação de tratamento de água, devido a pressão, o equilíbrio total do sistema poderá ocorrer em até 24h após a conclusão dos serviços.
Para dúvidas ou informações, a Cagece orienta aos clientes que entrem em contato com a companhia pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia (www.cagece.com.br).
O que fazer em caso de falta de água?
Quando ocorre uma interrupção no fornecimento de água devido a manutenções programadas ou emergenciais, é importante adotar algumas medidas para minimizar os impactos no dia a dia. Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer nessas situações:
- Reservatórios: verifique se a caixa d’água está cheia antes da interrupção;
- Recipientes adicionais: encha baldes, garrafas e outros recipientes com água para usos diversos;
- Uso moderado: planeje atividades que exigem uso intensivo de água (como lavagem de roupas e limpeza pesada) para antes ou depois da interrupção;
- Higiene pessoal: tome banho e realize outras atividades de higiene pessoal antes do início da manutenção;
- Informação: mantenha-se informado sobre a duração da interrupção e possíveis mudanças no cronograma;
- Racionamento: use a água armazenada de forma consciente, priorizando o uso para beber, cozinhar e higiene pessoal;
- Reutilização: reutilize a água sempre que possível, como a água usada para lavar frutas e vegetais para regar plantas;
- Sanitários: se possível, utilize sanitários químicos ou despeje baldes de água para garantir a descarga.
Em caso de prolongamento da interrupção ou problemas no retorno do fornecimento, entre em contato com a companhia de abastecimento para obter informações e suporte.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Bairros de cidades do Ceará ficarão sem água
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) comunicou uma série de paralisações e ajustes no abastecimento de água em diversas cidades do estado, conforme o seguinte cronograma:
Russas (26/09): Haverá uma paralisação no abastecimento para substituição de registros. O serviço deverá ser finalizado até as 17h, com a normalização total do sistema podendo levar até 48 horas nas áreas de maior elevação ou mais afastadas.
Distritos de Triângulo e Timbaúba dos Marinheiros, em Chorozinho (27/09): Haverá paralisação programada no abastecimento de água por indisponibilidade de energia elétrica da ENEL. A previsão é que o serviço seja concluído às 17h do mesmo dia, com a distribuição de água retomada imediatamente.
Jericoacoara (26/09): A interrupção ocorrerá para melhorias na rede de abastecimento, com previsão de conclusão às 17h30. O equilíbrio completo do sistema nas áreas distantes pode levar até 24 horas.
Chaval (28/09): Devido ao rompimento de uma adutora, o abastecimento está operando de forma alternada. A previsão é de que o conserto seja concluído até as 23h59. O equilíbrio total do sistema deve ocorrer em até 24 horas após o término dos trabalhos.
Mauriti (30/09): Devido à baixa vazão, o abastecimento de água está comprometido. A normalização está prevista para ocorrer até as 23h59 de segunda-feira, com até 24 horas adicionais para o equilíbrio completo nas áreas elevadas ou mais distantes.
Beberibe e Choró (30/09): A Cagece informa paralisação programada no abastecimento de água às 13h de segunda-feira (30), para manutenção em adutora. A previsão é que o serviço seja concluído às 18h do mesmo dia, com a distribuição de água retomada imediatamente.
Leia também | Três bairros de Fortaleza ficarão sem água nesta sexta-feira (16); saiba quais