O Banco Central (BC) lançou nesta terça-feira (24) uma moeda especial de R$ 1 em comemoração aos 30 anos do Real. Desenvolvida em parceria com a Casa da Moeda, a peça já está em circulação no país e será distribuída em um total de 45 milhões de unidades. Segundo o BC, ao longo de 2024, serão colocadas em circulação 137 milhões de moedas de 1 real, das quais 45 milhões serão dedicadas à celebração deste marco econômico.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A frente da nova moeda mantém a efígie padrão da República, acompanhada de linhas diagonais e do símbolo monetário (R$). Na borda dourada, estão gravados os dizeres “30 Anos do Real”, além das datas “1994-2024” e o nome do país, “Brasil”. O verso da moeda segue o padrão já conhecido, com a imagem de uma esfera sobreposta a uma faixa, além da constelação do Cruzeiro do Sul, em referência à bandeira nacional. O valor de face “1 real” e o ano “2024” também estão presentes na peça.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O lançamento da moeda comemorativa celebra os 30 anos do Plano Real, implementado em 1º de julho de 1994, que é considerado um divisor de águas na história econômica do Brasil. A moeda foi parte de um amplo projeto de estabilização econômica, que começou em maio de 1993, quando Fernando Henrique Cardoso assumiu o Ministério da Fazenda, e utilizava o dólar como referência para controlar a inflação galopante da época.
O Plano Real é amplamente reconhecido por ter promovido a estabilidade econômica, reduzido a inflação e melhorado o poder de compra da população.
Leia também | Camilo diz que projeto para regular uso de celular na sala de aula será enviado ao Congresso até o fim do ano
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<