Ícone do site Portal GCMAIS

Três homens são presos por armazenamento e distribuição de conteúdo sexual infantil

Três homens são presos por armazenamento e distribuição de conteúdo sexual infantil

Foto: Divulgação/PF

Nesta quarta-feira (25), três homens foram presos em Fortaleza, durante a Operação Terabyte, por suspeita de armazenar e distribuir material de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. A ação faz parte de uma operação nacional conduzida pela Polícia Federal, em conjunto com as forças policiais estaduais, com o objetivo de combater crimes cibernéticos relacionados à exploração sexual infantojuvenil.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os suspeitos, com idades de 19, 22 e 41 anos, foram detidos nos bairros Varjota, Conjunto Ceará e Planalto Ayrton Senna. Os dois primeiros foram autuados em flagrante pelo crime de armazenamento de conteúdo ilegal, enquanto o terceiro, além de armazenar, também era responsável pela distribuição do material. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), onde aguardam os desdobramentos do caso.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A operação em Fortaleza envolveu o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos que continham o material ilícito. No Ceará, a ação mobilizou 32 policiais civis, atuando sob a orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal.

Publicidade

Três homens são presos por armazenamento e distribuição de conteúdo sexual infantil

A Operação Terabyte foi deflagrada simultaneamente em todas as unidades da federação, cumprindo 141 mandados de busca e apreensão e resultando na prisão de diversos suspeitos em todo o país. O nome da operação faz referência à unidade de medida de armazenamento de dados, “terabyte”, que representa um grande volume de informações digitais, em alusão à quantidade de material apreendido durante as investigações.

Com o apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI), a operação visa desarticular redes de criminosos que utilizam a internet para compartilhar e trafegar material de abuso sexual infantil, além de identificar e prender os responsáveis por esses crimes.

A Polícia Federal e a Polícia Civil alertam sobre a importância da vigilância e orientação dos pais e responsáveis quanto ao uso da internet por crianças e adolescentes. A supervisão é essencial para proteger os jovens de situações de exploração e abuso sexual, que frequentemente começam no ambiente virtual.

As autoridades reforçam que o combate a esse tipo de crime depende da colaboração de todos, e denunciam que qualquer suspeita de envolvimento com material de abuso sexual infantil deve ser imediatamente comunicada às autoridades competentes.

Leia também | Justiça do Ceará nega pedido de insanidade mental para PM acusado de matar pai e filho dentro de carro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile