NO 2º TRIMESTRE

Agricultura registra crescimento de 35,52% e puxa alta do PIB do Ceará

Esse desempenho coloca o estado em uma posição de destaque, superando a média nacional, que foi de 3,3% no mesmo período.

Compartilhe:
26 de setembro de 2024
Portal GCMAIS

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou um expressivo crescimento de 7,21% no segundo trimestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior, impulsionado principalmente pela agricultura que teve um salto de 35,52%. A informação foi detalhada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) após o anúncio do governador Elmano de Freitas. Esse desempenho coloca o estado em uma posição de destaque, superando a média nacional, que foi de 3,3% no mesmo período.

Agricultura registra crescimento de 35,52% e puxa alta do PIB do Ceará
Foto: Reprodução

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O avanço da Agricultura cearense contrasta de forma significativa com o cenário nacional, onde o setor registrou queda de 2,3% no segundo trimestre. A alta no setor agrícola reflete um aumento de 19,63% no valor adicionado em relação ao trimestre anterior, enquanto a Indústria apresentou um crescimento de 0,29%, inferior ao resultado brasileiro de 1,8%. Já o setor de Serviços teve um incremento de 1,12%, também acima do índice nacional, que foi de 1,0%.

No acumulado do primeiro semestre de 2024, o PIB cearense alcançou 6,48%, bem acima do crescimento do Brasil, que foi de 2,9% no mesmo período. Nos últimos quatro trimestres, o crescimento foi de 5,10%, mais que o dobro da média nacional de 2,5%. Esses números colocam o Ceará à frente de outros estados nordestinos, como Bahia, que cresceu 2,2%, e Pernambuco, com 4,1%.

O titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Alexandre Cialdini, destacou que o bom desempenho da economia cearense está ligado às políticas públicas implementadas pelo governo estadual. “O crescimento do PIB é resultado das ações governamentais e das políticas públicas que têm impulsionado a taxa de investimento do Estado. De janeiro a agosto deste ano, foram investidos cerca de R$ 2,13 bilhões, o que reflete diretamente na economia”, explicou Cialdini.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O diretor-geral do Ipece, Alfredo Pessoa, complementou, afirmando que o estado está no caminho certo para continuar crescendo, o que trará mais emprego e desenvolvimento econômico para a população. “Se a previsão de crescimento de 4,41% para 2024 se concretizar, estaremos novamente acima da média nacional, que é estimada em 2,96%. Isso significa mais empregos, mais desenvolvimento e, acima de tudo, a continuidade do combate à pobreza e a transformação do Ceará”, afirmou.

A projeção inicial para o crescimento do PIB cearense em 2024 era de 1,91%, mas foi revisada para 2,31% em março e 3,16% em junho, com a última previsão indicando um índice de 4,41%. Em todas as estimativas, o estado se manteve acima da média nacional, o que reforça a confiança na política econômica adotada pelo governo do estado.

Com o avanço da Agricultura e o crescimento sólido nos setores de Serviços e Indústria, o Ceará desponta como uma referência de desenvolvimento econômico na região Nordeste, consolidando-se como um estado em pleno crescimento e gerando expectativas positivas para os próximos trimestres.

Leia também | Inmet alerta para onda de calor até sábado em GO, MG, SP, RJ e DF; chuvas persistem no RS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.