Ícone do site Portal GCMAIS

Cariri deve registrar onda de calor de até 40°C nesta quinta-feira (26)

Cariri deve registrar onda de calor de até 40°C nesta quinta-feira (26)

Foto: Fco. Fontenele

A região do Cariri, no Ceará, poderá enfrentar uma onda de calor com temperaturas máximas entre 36ºC e 40ºC nesta quinta-feira (26), conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A condição, típica desta época do ano, é influenciada pela baixa nebulosidade e pela maior incidência de radiação solar. Além do Cariri, outras regiões do estado, como a Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e o Litoral Norte, também estão sujeitas a picos de calor de até 40ºC.

A Funceme alerta ainda para a baixa umidade relativa do ar nessas áreas, que pode variar entre 20% e 30%, aumentando a sensação de calor e os riscos à saúde. Em outras macrorregiões do estado, os índices de umidade devem ficar entre 30% e 50%.

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Embora o Brasil seja conhecido por suas altas temperaturas, especialmente em regiões como o Nordeste, o cenário atual de calor extremo traz riscos adicionais à saúde. Segundo especialistas, a exposição a essas condições climáticas, principalmente entre 12h e 16h, pode causar sérios problemas de saúde, afetando especialmente grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças pequenas, pessoas com comorbidades e trabalhadores que atuam ao ar livre.

Quando o corpo é exposto a calor intenso, ele tenta regular sua temperatura através da sudorese e da dilatação dos vasos sanguíneos. No entanto, em temperaturas muito altas, esse processo de resfriamento pode falhar, levando ao superaquecimento, insolação e danos aos órgãos. A desidratação também é um risco significativo devido ao aumento da sudorese, podendo causar câimbras, sede intensa e fadiga.

Publicidade

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Pessoas com comorbidades, como doenças cardíacas e respiratórias, idosos com saúde fragilizada, crianças, e trabalhadores que precisam se expor ao sol, como vendedores ambulantes, estão entre os mais suscetíveis aos efeitos nocivos do calor extremo. Além disso, aqueles que fazem uso de medicações que alteram a resposta do corpo ao calor também correm riscos maiores.

Diante dessa situação, é recomendado evitar a exposição direta ao sol nos horários de pico, hidratar-se adequadamente e, sempre que possível, procurar ambientes frescos e ventilados.

Leia também | Grupo que vendia lubrificante vaginal à base de maconha é preso em operação da PF no DF

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile