Três pessoas foram presas em flagrante na manhã desta quinta-feira (26) suspeitas de fraudar concursos públicos no Ceará. A ação ocorreu após a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com o apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) deflagrar a 11ª fase da Operação Demote, voltada para desarticular grupos criminosos responsáveis por fraudes em concursos públicos no Ceará. Até o momento, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, sendo 23 no Ceará, entre a Capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e o interior, e dois no estado do Rio Grande do Norte.
Em Fortaleza, um homem de 31 anos foi preso em flagrante no bairro Mondubim, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9), após equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) apreenderem uma caixa de munição calibre 38 sem registro. Ele foi autuado por posse ilegal de arma de fogo.
Outro envolvido, um homem de 26 anos, servidor público do município de Eusébio, é apontado como um dos coordenadores do esquema fraudulento. O suspeito teve um mandado de busca e apreensão cumprido em seu imóvel e foi conduzido à Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) para a colocação de tornozeleira eletrônica, conforme decisão judicial. Além disso, ele foi afastado do cargo público.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No Rio Grande do Norte, equipes da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) deram cumprimento a mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de dois homens, de 35 e 43 anos. Os policiais apreenderam três espingardas calibre 32 e duas espingardas artesanais. Ambos foram autuados por posse ilegal de arma de fogo.
A investigação aponta que os suspeitos participavam de um esquema de fraude em concursos públicos nos municípios de Fortaleza e Pacajus, contratando assessoria para burlar a concorrência e ingressar no serviço público de forma criminosa. A operação é coordenada pela Draco, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) e da PCRN.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Como denunciar
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
A Draco também disponibiliza um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Leia também | Receita Federal apreende cerca de 4 mil comprimidos de ecstasy em liquidificador no Aeroporto de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<