O desfile Moda TransForma apresentará ao público looks autorais desenvolvidos por um grupo de estilistas da Casa de Andaluzia, associação que promove o apoio e a capacitação da comunidade LGBTQIAPN+. O evento será no dia 1º de outubro, às 19 horas, na Praça de Eventos do shopping RioMar Kennedy.
A ação contará com desfile dos looks, venda de produtos desenvolvidos pela Casa Andaluzia, lojas LGBT e Utopia e performances artísticas. No evento, 20 alunas da Casa de Andaluzia irão desfilar peças confeccionadas por elas próprias. Além disso, o Coletivo Transcende do Instituto JCPM terá uma participação especial com cinco jovens trans que desfilarão com as peças também. Apresentação do DJ Viúva Negra e performance com a Mulher Barbada são também destaque da programação.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
As modelos, também pessoas trans, não apenas desfilarão os looks, mas também destacarão o papel da moda como uma ferramenta para promover dignidade e gerar oportunidades de empreendedorismo.
Amanda Agnes é ex-aluna da Casa de Andaluzia e, atualmente, faz parte da instituição e será a apresentadora do desfile, ao lado da Mulher Barbada. Foi justamente na Casa de Andaluzia que ela encontrou acolhimento, proteção e dignidade. “Minha vida toda eu vivi na escuridão, jamais imaginei estar em cima de um palco, ter uma profissão e estar presente em um evento como esse. Para mim, tudo isso parecia irreal, mas a Casa de Andaluzia me possibilita isso. Estar aqui me devolveu esse direito de sonhar e de realizar. Posso dizer que a moda salva. Os cursos realizados pela instituição salvam pessoas trans e colocam luz naquilo que muitos setores da sociedade tanto insistem em segregar e esconder”, reforça.
O evento também chama a atenção para a importância de iniciativas de empregabilidade que transformam vidas de pessoas LGBTQIAPN+. “Reflete nosso compromisso em apoiar a diversidade e criar oportunidades para talentos que merecem visibilidade, reafirmando nossa missão de inclusão e oferecendo espaço para a igualdade de oportunidades”, analisou Edgard Cruz.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
Moda TransForma
Fundado em 2023 pelo IJCPM, o Coletivo Transcende tem como objetivo criar uma rede de apoio que inclui capacitação profissional, visando a inclusão e proteção de pessoas trans, oferecendo oportunidades de emprego e renda.
O Coletivo busca retirar essas pessoas da vulnerabilidade social e combater a marginalização que as expõe à violência. O coletivo também promove a cultura de Diversidade e Inclusão junto a lojistas, incentivando a contratação de pessoas trans.
“Incluir pessoas trans no mercado de trabalho traz benefícios para todos: ao valorizar a diversidade, as empresas se tornam mais inovadoras e criativas. Já o empoderamento econômico de jovens trans reforça o potencial deste grupo para contribuir com a economia do país”, concluiu Cruz.