Os turistas que visitaram Fortaleza em julho deste ano gastaram, em média, R$ 791,14 por dia, de acordo com a pesquisa “Perfil do Turista na Alta Estação”, realizada pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O levantamento, que ouviu visitantes entre os dias 12 e 28 de julho, revelou que a maioria dos turistas (93%) viajou a lazer, enquanto 6,2% se deslocaram a trabalho e 0,8% para visitar amigos ou familiares.
O período médio de permanência na cidade foi de seis dias, totalizando cerca de R$ 5.672,84 em gastos. Os principais itens de consumo foram hospedagens (31,8%), entretenimento (22,2%), alimentação (19,2%), compras (17,2%) e transporte (9,6%).
Entre os motivos que atraíram os turistas a Fortaleza, os atrativos naturais se destacaram, com 91,2% dos entrevistados mencionando-os como decisivos para a escolha do destino. Além disso, 88,5% afirmaram que suas expectativas foram atendidas, destacando as praias (67,4%), o clima (59,9%) e a beleza natural (12,3%) como principais fatores de satisfação.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Sobre o perfil dos entrevistados, a maioria era de origem nacional (95,6%), com destaque para a região Nordeste, que enviou 44,6% dos turistas. São Paulo foi a cidade que mais enviou visitantes, seguida por Teresina, Belém, Mossoró e Belo Horizonte.
Além disso, uma pesquisa realizada pela Setfor revelou que a Praia do Futuro é a mais frequentada pelos fortalezenses, com 60% dos visitantes sendo moradores da Capital. O gasto médio dos turistas que frequentaram a praia foi de R$ 292,73, enquanto os moradores gastaram, em média, R$ 238,76.
Os principais atrativos turísticos visitados em Fortaleza em julho incluíram a Avenida Beira-Mar (58,2%), a Praia do Futuro (45,9%) e a Feirinha da Beira-Mar (13,5%). Outras atrações populares foram o Mercado dos Peixes, o Mercado Central e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Leia também |Fortaleza possui 25 praias próprias para banho neste fim de semana; veja a relação
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<