Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará lança programa Moto Segura para combater furtos e roubos de motocicletas

Governo do Ceará lança programa Moto Segura para combater furtos e roubos de motocicletas

Foto: Reprodução/TV Cidade

Na manhã desta segunda-feira (30), o Governo do Ceará lançou o programa Moto Segura, uma iniciativa que busca reduzir os índices de furtos e roubos de motocicletas no estado. O programa tem como público-alvo, inicialmente, mototaxistas e entregadores de aplicativos. A proposta principal é a instalação de dispositivos de rastreamento nas motocicletas para facilitar a localização em caso de crimes, garantindo uma resposta mais ágil das autoridades de segurança pública. O lançamento ocorreu às 11h no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT).

De acordo com o governador Elmano de Freitas, a ação é uma medida inovadora que coloca a tecnologia a serviço dos cidadãos. “É uma medida muito importante de tecnologia à disposição da sociedade cearense, que o cidadão que tem moto vai ser colocado à disposição dele, a possibilidade dele se cadastrar, ser colocado na moto dele um aparelho que localize e monitore onde a moto está, para onde ela está indo”, afirmou.

Para participar do programa, o motociclista precisa ser mototaxista ou entregador por aplicativo, ter a moto registrada no estado do Ceará e não possuir débitos ou restrições na habilitação. O cadastro deve ser feito no aplicativo “Meu Detran”, onde será possível agendar a instalação do dispositivo.

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O programa visa beneficiar diretamente mais de 20 mil motociclistas, incluindo mototaxistas e trabalhadores de delivery, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A medida busca mitigar o impacto econômico sofrido por esses profissionais quando seus veículos são roubados ou furtados. “Aqui na região metropolitana de Fortaleza, nós estamos imaginando um público beneficiário de mais de 20 mil pessoas que usam a moto para trabalhar, seja transportando passageiros, seja levando alguma mercadoria, um almoço, uma janta, e de vez em quando tem sua moto furtada ou roubada”, destacou o governador.

Publicidade

Como vai funcionar o programa

A instalação do aparelho de rastreamento será feita de forma gratuita, com o estado doando o dispositivo. A única contrapartida exigida dos motociclistas será a compra de um chip, que poderá ser escolhido pelo próprio proprietário no mercado, além de garantir a recarga mensal necessária para o funcionamento do monitoramento.

Segundo Elmano, o processo de rastreamento será ágil e sigiloso: “Nenhum proprietário vai saber onde está o aparelho na moto, para ter maior segurança da parte dele, mas esse aparelho permite que a polícia, ao ser comunicada pelo proprietário, ela possa, assim, fazer o trabalho de localização e perseguição da moto”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ao identificar o furto ou roubo, o proprietário da motocicleta poderá acionar a polícia por meio do CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) e, em seguida, a viatura mais próxima será acionada para iniciar a busca pelo veículo. Caso o criminoso seja localizado com a moto, ele será preso e o veículo devolvido ao dono.

O governador enfatizou o papel da tecnologia no fortalecimento da segurança pública no Ceará e como o programa pode contribuir para a redução dos crimes envolvendo motocicletas. “Com isso, efetivamente, é um instrumento de tecnologia importante para que a polícia possa dar uma pronta resposta e prender aquele que praticou o crime de furto ou de roubo”, afirmou Elmano de Freitas.

O programa Moto Segura já começou a ser implementado com a instalação dos primeiros dispositivos na Arena Castelão. Em breve, o serviço também estará disponível em outras unidades do Detran no estado, permitindo a ampliação para mais motociclistas. O governo espera que o projeto, que inicialmente prevê a instalação de 20 mil dispositivos, seja expandido para atender um número ainda maior de trabalhadores e, eventualmente, motociclistas particulares.

Leia também | Homem morre após cair de moto e ser atropelado por ônibus em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile