A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 34 anos nesta segunda-feira (30) por crime de maus-tratos a animais, no bairro São Cristóvão, em Fortaleza. Durante a operação, realizada por equipes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), dois cães foram resgatados e outros dois animais foram encontrados mortos no local.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A ação ocorreu após uma denúncia anônima, que alertou sobre a situação de maus-tratos em uma residência. Ao chegar ao imóvel, os policiais encontraram dois cães visivelmente desnutridos, sem acesso a água ou comida há pelo menos uma semana. Os animais estavam em um ambiente insalubre, cercados por lixo e dejetos, sem qualquer proteção contra o sol ou a chuva.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além dos dois cães resgatados, as equipes também encontraram outros dois animais já sem vida no local. Os animais sobreviventes foram encaminhados para a ONG Amepatas, em parceria com a Secretaria de Proteção Animal (Sepa) do Governo do Ceará. Eles passarão por avaliação médica e, posteriormente, estarão disponíveis para adoção.
O suspeito foi levado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais, conforme a Lei 14.064/2020, que prevê pena de até quatro anos de prisão. Ele segue à disposição da Justiça.
Polícia Civil prende homem em flagrante por maus-tratos a animais em Fortaleza
A Polícia Civil reforça que a população pode contribuir com investigações de crimes ambientais. Denúncias podem ser feitas anonimamente por meio do Disque-Denúncia 181, pelo WhatsApp (85) 3101-0181, ou ainda via “e-denúncia” pelo site https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br. O sigilo é garantido.
Além disso, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente também recebe informações pelo telefone (85) 3247-2630.
Leia também | Animais silvestres resgatados no Ceará são soltos no Piauí pela Semace e pelo Ibama
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<