Este fenômeno, que cria uma aparência de “anel de fogo” no céu, será visível em diversas partes do mundo, incluindo o extremo sul do Brasil, mas não no estado do Ceará
Eclipse solar anular ocorre nesta quarta-feira (2); saiba os horários e como assistir ao vivo
O Observatório Nacional (ON) transmitirá ao vivo o eclipse solar anular nesta quarta-feira (2) por meio do programa “O Céu Em Sua Casa: Observação Remota”, no YouTube. Este fenômeno, que cria uma aparência de “anel de fogo” no céu, será visível em diversas partes do mundo, incluindo o extremo sul do Brasil, mas não no estado do Ceará.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Horários e fases do fenômeno
Os amantes da astronomia podem conferir os horários e fases do eclipse, conforme o portal especializado Time and Date:
– Início do eclipse parcial: 12h42
– Começo do eclipse total: 13h50
– Eclipse máximo: 15h45
– Fim do eclipse total: 17h39
– Fim do eclipse parcial: 18h47
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O que é um eclipse solar anular?
De acordo com o Observatório Nacional, tanto no eclipse total quanto no anular, a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz solar em algumas regiões do planeta. A sombra mais escura, onde a luz solar é completamente bloqueada, é chamada de umbra. Em torno da umbra, existe a penumbra, onde a luz solar é apenas parcialmente bloqueada, resultando em um eclipse parcial.
Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita em relação à Terra, fazendo com que a Lua pareça menor do que o Sol no céu. Eclipses solares ocorrem em média duas vezes por ano, podendo ser parciais, anulares ou totais. O último eclipse anular do Sol ocorreu em 14 de outubro de 2023, com visibilidade em parte do Brasil, conforme explica a astrônoma Josina Nascimento.
Assista eclipse solar anular ao vivo:
Leia também | O que é um eclipse solar anular? Fenômeno acontece nesta quarta-feira (2); veja os horários
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.