Ícone do site Portal GCMAIS

Apesar de crescimento de Santana, Juazeiro do Norte tem a disputa mais acirrada, afirma especialista

Apesar de crescimento de Santana, Juazeiro do Norte tem a disputa mais acirrada, afirma especialista

Foto: Divulgação/Colagem GC Mais

Em entrevista ao podcast Eleições na Cidade na tarde desta quarta-feira (2), Gustavo Cabral, cientista político e diretor da Faculdade de Direito da UFC, declarou que as eleições em Juazeiro do Norte estão se encaminhando para uma disputa acirrada entre o atual prefeito Gledson Bezerra (Podemos) e o deputado estadual Fernando Santana (PT). Junto do apresentador Tiago Lima, o especialista discutiu sobre os cenários políticos de municípios como Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral.

Juazeiro do Norte, um dos municípios mais populosos do Ceará, com quase 200 mil habitantes, tem uma tradição de não reeleger prefeitos, o que coloca Gledson Bezerra em uma situação delicada. Embora tenha sido eleito com surpresa nas eleições passadas, derrotando o ex-prefeito Arnon Bezerra, Gledson agora enfrenta a dificuldade de manter o apoio popular em meio a uma campanha desafiadora, marcada por uma leve queda nas intenções de voto.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Por outro lado, Fernando Santana, que tem o apoio do governador Elmano de Freitas e do ex-senador Camilo Santana, está ganhando terreno com uma campanha focada em promessas de melhoria para a cidade e de continuidade de projetos estaduais. Santana conseguiu aglutinar forças políticas importantes, incluindo a vice em sua chapa, que é esposa do ex-prefeito Raimundo Macedo, uma figura de grande influência na política local. Essa aliança fortalece sua posição, tornando a disputa ainda mais competitiva.

Gustavo Cabral destacou o papel fundamental dessas alianças na reta final das eleições para a Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Publicidade

A possibilidade de uma reviravolta eleitoral é real, já que as pesquisas indicam que Gledson Bezerra pode não conseguir os 50% dos votos válidos necessários para vencer no primeiro turno, cenário que parecia mais provável no início da campanha.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Juazeiro do Norte não tem segundo turno devido ao seu número de eleitores, mas a eleição se apresenta como uma das mais disputadas dos últimos anos na cidade. Caso Fernando Santana continue a crescer nas pesquisas, a expectativa é de uma votação muito apertada. A campanha nos últimos dias será decisiva, e as alianças formadas podem definir o vencedor.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile