Ícone do site Portal GCMAIS

MP do Ceará se reúne com entidades de comunicação para discutir segurança da imprensa nas eleições

MP do Ceará se reúne com entidades de comunicação para discutir segurança da imprensa nas eleições

Foto: MPCE

O procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Haley Carvalho, se reuniu na manhã desta quinta-feira (3) com representantes de entidades de comunicação para debater a segurança dos profissionais de imprensa durante as eleições de 2024. O encontro teve como foco a atuação do Ministério Público do Ceará na proteção da liberdade de imprensa e na defesa do estado democrático de direito durante o pleito.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Participaram da reunião o secretário de Comunicação do MPCE, Reginaldo Aguiar, e representantes de diversos sindicatos e associações, incluindo o Sindicato dos Jornalistas no Ceará, o Sindicato dos Radialistas e a Associação Brasileira de Imprensa.

Haley Carvalho destacou que o Ministério Público tem o papel de assegurar a integridade física dos jornalistas e radialistas, além de coibir qualquer forma de violência, seja física ou virtual. “Estamos prontos para identificar e punir os responsáveis por atos de violência contra a imprensa,” afirmou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Para garantir a segurança dos profissionais, foi estabelecido um protocolo de comunicação direta entre as entidades de imprensa e o MP do Ceará, permitindo que promotores eleitorais em todas as comarcas recebam denúncias de violência. Carvalho também se comprometeu a atuar como intermediário para a criação de um canal direto entre a imprensa e os órgãos de segurança pública.

Durante a reunião, os participantes ressaltaram a importância de ações preventivas, considerando o contexto eleitoral dos 184 municípios cearenses e a possibilidade de interferência de facções criminosas no processo. Essa colaboração entre o MP do Ceará e a imprensa foi iniciada em 2022, com a criação de um canal específico para atender profissionais que enfrentam violência durante a cobertura eleitoral.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile