O procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Haley Carvalho, se reuniu na manhã desta quinta-feira (3) com representantes de entidades de comunicação para debater a segurança dos profissionais de imprensa durante as eleições de 2024. O encontro teve como foco a atuação do Ministério Público do Ceará na proteção da liberdade de imprensa e na defesa do estado democrático de direito durante o pleito.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Participaram da reunião o secretário de Comunicação do MPCE, Reginaldo Aguiar, e representantes de diversos sindicatos e associações, incluindo o Sindicato dos Jornalistas no Ceará, o Sindicato dos Radialistas e a Associação Brasileira de Imprensa.
Haley Carvalho destacou que o Ministério Público tem o papel de assegurar a integridade física dos jornalistas e radialistas, além de coibir qualquer forma de violência, seja física ou virtual. “Estamos prontos para identificar e punir os responsáveis por atos de violência contra a imprensa,” afirmou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para garantir a segurança dos profissionais, foi estabelecido um protocolo de comunicação direta entre as entidades de imprensa e o MP do Ceará, permitindo que promotores eleitorais em todas as comarcas recebam denúncias de violência. Carvalho também se comprometeu a atuar como intermediário para a criação de um canal direto entre a imprensa e os órgãos de segurança pública.
Durante a reunião, os participantes ressaltaram a importância de ações preventivas, considerando o contexto eleitoral dos 184 municípios cearenses e a possibilidade de interferência de facções criminosas no processo. Essa colaboração entre o MP do Ceará e a imprensa foi iniciada em 2022, com a criação de um canal específico para atender profissionais que enfrentam violência durante a cobertura eleitoral.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<